Vídeo registra exato momento em que tubarão-bambu sai do ovo

de Merelyn Cerqueira 0

Que a vida marinha é repleta de mistérios nós já sabemos. Embora ela nem sempre precise do auxílio humano, um vídeo publicado pelo canal Rumble Viral, mostrou o contrário: até mesmo um dos mais temíveis predadores do oceano precisa de uma “mãozinha” de vez em quando.

 

Segundo a descrição do vídeo, trata-se de uma espécie de tubarão-bambu para aquários de água salgada. Contudo, ele foi comprado ainda “no ovo” pelo proprietário, que foi avisado para cortá-lo quando atingisse determinado tamanho. Assim, utilizando uma tesoura, ele começa a abrir a casca aos poucos para, então, liberar uma pequena criatura de cor branca e preta que nada às pressas dentro do reservatório de água.

 

Referidos muitas vezes como “bolsas de sereias”, os ovos de tubarão, são feitos de uma membrana protetora marrom, com textura grossa e resistente. Embora normalmente sejam encontrados escondidos no fundo do oceano, por vezes, são levados por correntes fortes e acabam terminando em praias. No caso dos tubarões-bambu, os ovos são mais encontrados em países como Japão e Austrália. Quando isso ocorre, os banhistas são incentivados a ajudar os filhotes, devolvendo-os ao mar ou colocando-os em um reservatório com água salgada até que estejam prontos para nascer.

[ IFL Science ] [ Foto: Reprodução / IFL Science ]

Jornal Ciência