Pesquisadores podem ter descoberto a causa da extinção do maior tubarão do mundo

de Merelyn Cerqueira 0

Pesquisadores na Itália podem ter descoberto a razão que levou à extinção do megalodon (Carcharocles megalodon), um tubarão pré-histórico, conhecido pelo seu tamanho gigantesco, de 16 metros de comprimento, mas que desapareceu da Terra há 2,6 milhões de anos, de acordo com informações da Science Alert.

E tudo está relacionado à refeição favorita dos gigantes: baleias-anãs, que desapareceram devido ao aquecimento do Planeta, dando origem às versões maiores que conhecemos hoje. O desaparecimento do último megalodon pode ter sido desencadeado pelo declínio e queda de várias dinastias de pequenas e médias baleias em favor das modernas e gigantescas”, explicou Alberto Collareta, da Universidade de Pisa, na Itália, em entrevista à New Scientist.

maior-tubarao-do-mundo-megalodon_1

Com uma mandíbula de três metros de largura, o tubarão era capaz de esmagar praticamente qualquer coisa. Acredita-se que a espécie conseguiu habitar os oceanos por cerca de 20 milhões de anos, até que foi extinta, há 2,6 milhões de anos. A razão por trás desse declínio há muito tempo é debatida, mas agora a equipe de Collareta pode finalmente ter encontrado a resposta.

A descoberta, publicada em Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology, foi feita por meio da análise de marcas de dentes deixadas na mandíbula de uma espécie extinta de baleia chamada Piscobalaena nana e uma foca pré-histórica cientificamente conhecida como Piscophoca pacificaDe acordo com informações da New Scientist, os animais tinham menos de cinco metros de tamanho, menos de um terço do comprimento médio de um megalodon.

Enquanto o gigante tubarão estava acostumado a caçar esse tipo de presa em particular, a equipe afirmou que o clima quente do período acabou matando muitas das baleias que viviam pelas costas em todo o mundo – incluindo a favorita do tubarão, a baleia-anã. Isso significou a redução da presa favorita do megalodon, além disso, o derretimento das calotas polares deu lugar a ecossistemas oceânicos mais amplos, com criaturas cada vez mais gigantes, incluindo as baleias que conhecemos hoje.

De acordo com os cientistas, essa mudança fez com que os tubarões fossem obrigados a caçar presas maiores, o que era mais difícil.  Além disso, eles foram incapazes de sobreviver em zonas cuja concorrência alimentar era muito maior. Contudo, alguns cientistas acreditam que a extinção dos megalodons ocorreu quando eles passaram a matar uns aos outros, embora ainda não tenham conseguido provar tal possibilidade.

Há ainda muito trabalho a ser feito para que possamos entender completamente todos os aspectos da extinção do maior tubarão que já habitou a Terra. Porém, o fato de finalmente termos algumas pistas já é um grande avanço.

[ Science Alert ] [ Foto: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência