Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha? A pergunta que há muito intriga pessoas em todo o mundo pode finalmente ter sido respondida pela Ciência. De acordo com ela, evidências comprovam que, de fato, foi a galinha.

Apesar de anteriormente suspeitar que o ovo era a resposta, o pesquisador Dr. Colin Freeman, da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, resolveu mudar sua posição. Juntamente com uma equipe de cientistas, ele utilizou um computador para analisar cascas de ovos e descobriu que, para que elas se formem, é necessária uma proteína chamada ovocleidina- 17 (OC-17), que funciona como um catalisador para acelerar o crescimento da casca e só está presente no ovário da galinha.

A partir desta evidência, ele deduziu que a galinha deveria ter vindo primeiro. Porém, como toda boa teoria, há controvérsias.

De acordo com PZ Meyers, biólogo da Universidade de Minnesota, nos EUA, a tal proteína de fato está presente no útero da galinha, e ela é membro de uma família de proteínas semelhante as do grupo de lecitinas do tipo C. O fato é que, de acordo com ele, essas estruturas estão por todo o lugar, podendo ser encontradas no veneno de algumas serpentes, nematódeos como a C. elegans e até mesmo mamíferos. “Sua propriedade chave é que elas se ligam ao cálcio”, disse em entrevista ao Gizmodo.  

Nas aves, a proteína regula a formação da casca e podem semear a cristalização do carbonato de cálcio. Mas, não é somente as galinhas que a possuem, os gansos e avestruzes também têm suas versões responsáveis pela ligação com o cálcio e formação da casca. O caso é que a maioria delas estão livre de mutações que afetam a função de nucleação.

Logo, de acordo com o biólogo, tal conclusão ainda não pode ser feita. Há de se lembrar que estes animais também possuem seus próprios ancestrais. Assim como o galo-banquivo (Gallus gallus) é definido como o das galinhas domésticas, há ainda os antecessores das outras aves, bem como os répteis. Além disso, o aparecimento de animais de tal postura não coincide com a evolução da OC-17. “A primeira galinha que adquiriu a proteína o fez por meio de uma proteína anterior, que por sua vez também foi chocada de um ovo”, disse.

[ Gizmodo ] [ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência