Assista o vídeo em que médica retira cisto do tamanho de um ovo do couro cabeludo

de Merelyn Cerqueira 0

Em mais um vídeo publicado em seu canal no YouTube, a dermatologista californiana Dra. Sandra Lee, ou Dra. Pimple Popper, registra o momento em que retira uma protuberância na parte de trás da cabeça de uma paciente. O crescimento é cortado e segundos depois um fluído malcheiroso e de grossa espessura é liberado.

A mulher, não identificada no vídeo, já tinha removido outros dois cistos com a dermatologista californiana, no entanto, este terceiro, removido de seu escalpo, era o maior deles. O caroço era tão grande que ela afirmou sentir-se obrigada a usar um chapéu para escondê-lo.  

Assim, em um procedimento que não é para pessoas de estômago fraco, a médica corta com o auxílio de um bisturi, retira o conteúdo que é do tamanho de um ovo e ainda mostra à paciente. “Isso é nojento, não posso acreditar que estava na minha cabeça”, disse ela.

Segundo a médica, trata-se de um cisto pilar, muito comum e que se forma a partir de um folículo piloso do couro cabeludo. Eles ocorrem porque as células na camada superior da pele produzem queratina, uma proteína que confere à derme resistência e flexibilidade. Normalmente, estas células se movem para a superfície da pele, de forma que, quando começarem a morrer possam ser eliminadas. Contudo, às vezes, elas se movem mais profundamente e se multiplicam, formando o cisto. Logo, a queratina é secretada para dentro dele, formando o fluído amarelo, espesso e malcheiroso.

Ao contrário de outros tipos de cistos, esses tumores pilares são, em grande parte, inofensivos. Geralmente afetam adultos de meia idade, sendo mais comum em mulheres do que em homens. Confira o vídeo abaixo:

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência