Você sabe o que são aquelas “manchas” brancas na gema do ovo?

de Merelyn Cerqueira 0

Ovos são consumidos em toda parte do mundo – fritos, cozidos, mexidos, crus ou até mesmo como ingredientes em receitas.

O fato é que, na maioria das vezes que você quebra um ovo acaba encontrando um pequeno fio branco de aparência gosmenta grudado na gema, algo que já deve ter lhe deixado no mínimo intrigado.

parte-branca-da-gema-do-ovo

Apesar de já ter ouvido histórias absurdas sobre sua procedência – o que incluiu a ideia de que seja um “cordão umbilical” – e sua aparência esquisita, ela na verdade é chamada de chalaza.

Segundo informações do Brasil Post, a chalaza pode ser encontrada em ambos os lados da gema, e sua função é basicamente a de uma âncora, ou seja, manter a gema no meio do ovo. 

São feitas de fios torcidos de mucina, uma forma especial de proteína, e estão conectadas ao revestimento da casca e também à gema. Elas são melhores vistas no momento em que separamos a clara, e por vezes dificultam tal tarefa.

A chalaza é perfeitamente comestível e sua presença é um sinal de que o ovo está fresco, já que desaparece conforme o alimento envelhece. Dessa forma, se você não a encontrar, é um sinal de que ovo possa ter ficado muito tempo na geladeira ou no mercado.

[ Fonte: Brasil Post ]

[ Foto: Reprodução / Guff ]

Jornal Ciência