Estudo sugere que frangos podem estar “contaminados” com antibióticos que fazem você engordar!

de Merelyn Cerqueira 0

Um estudo realizado pela King’s College London sugeriu que muitos dos alimentos que consumimos, especialmente frangos e carnes, podem estar “contaminados com baixos níveis de antibióticos” que auxiliam no ganho de gordura. Essa constatação foi feita pelo epidemiologista, Tim Spector, um especialista em nutrição e obesidade, com mais de 30 anos de experiência.

Não há sombras de dúvidas de que os antibióticos ajudaram a salvar milhões de vidas. Contudo, de acordo com Spector, a sua utilização pode explicar a atual epidemia de obesidade durante a infância, em que cerca de um terço das crianças, especialmente na Inglaterra, onde foi realizado o estudo, com idades entre 2 e 15 anos, já estão com sobrepeso ou obesas.

Em um experimento realizado pelo microbiólogo Dr. Martin Blaser, descobriu-se que os ratos alimentados com pequenas doses de antibióticos tiveram o dobro do ganho de peso e gordura corporal do que os ratos em uma dieta normal. Além disso, os pesquisadores constataram que os micróbios presentes nos intestinos dos roedores haviam sido alterados de forma significativa.

Acredita-se que, conforme relatado pelo Mail Online, a indústria de carne fazendo uso de antibióticos em animais, levou a estirpes resistentes de bactérias que podem ser transmitidas aos seres humanos através dos alimentos. De alguns anos para cá, os cientistas descobriram que a adição de baixas doses contínuas de antibióticos para alimentação animal aumentou drasticamente as margens de crescimento e lucro das vendas. Só na Europa, cerca de 70% dos antibióticos produzidos são utilizados na produção animal. Nos Estados Unidos, esse número é de 80%. 

Essas enormes quantidades de antibióticos na cadeia alimentar e no meio ambiente levam ao aumento da resistência microbiana, o que requer antibióticos cada vez mais fortes para os animais e, posteriormente, para nós seres humanos. E não é só a carne que é afetada, os peixes de criadouros também estão sujeitos a esse tipo de medicamento.

De acordo com Spector, devemos pensar em nossa “comunidade microbiana” como um jardim que deve ser cultivado e cuidado. Portanto, é essencial que adotemos uma dieta variada, com frutas e verduras para que, assim, possamos alimentar as bactérias saudáveis ​​do intestino. Contudo, sobre os antibióticos prescritos para tratar nossa saúde, ele aconselha que “só tomar os prescritos por médicos e somente quando absolutamente necessário”.

[ FonteDaily Mail ]

[ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência