TOP 14 benefícios do quiabo para a saúde

de Merelyn Cerqueira 0

Algumas pessoas simplesmente torcem o nariz só de pensar em quiabo. Seja pelo gosto ou pela característica “baba”, o fato é que tem gente que simplesmente não o suporta.

Jornal Ciência no seu WhatsApp

Clique aqui (61) 98302-6534, mande “olá” e salve nosso número nos seus contatos. Você receberá notícias do Jornal Ciência diretamente no seu celular.

No entanto, o que muita gente não sabe é que esse vegetal, de nome científico Abelmoschus esculentus, possui uma série de benefícios medicinais, podendo agir contra o colesterol, diabetes, asma, úlcera e até mesmo prisão de ventre, por exemplo. Embora seja sempre recomendável procurar ajuda médica para tratar qualquer condição, abaixo você pode conferir alguns dos benefícios que já foram associados ao consumo de quiabo.

1 – Colesterol

As fibras solúveis presentes no quiabo ajudam na redução dos níveis do LDL, ou colesterol ruim, prevenindo também a aterosclerose – doença inflamatória crônica que ocorre pelo acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias.

2 – Desenvolvimento fetal

Quando consumido durante o período gestacional, o quiabo pode ajudar no desenvolvimento do cérebro da criança, prevenindo abortos espontâneos.

3 – Pele e cabelo

Por ser rico em vitamina C, pode ser usado para tratar a psoríase – doença comum da pele que causa vermelhidão e irritação. Além disso, também pode ser usado no combate a outras condições cutâneas. Em relação aos cabelos, ele é tido com um ótimo condicionador, capaz de combater caspa e piolhos, além de hidratar o couro cabeludo.

quiabo

4 – Distúrbios genitais

O quiabo também já foi associado ao combate e tratamento de condições genitais como gonorreia, sífilis, menstruação excessiva, leucorreia e dificuldade de urinar, ao passo que também ajuda a melhorar a potência sexual.

5 – Doenças respiratórias

Como possui elevados níveis de vitamina C, bem como antioxidantes de propriedades anti-inflamatórias, ele pode ajudar a reduzir os sintomas da asma. As folhas e flores do vegetal também podem ajudar no tratamento de bronquite e pneumonia. Para isso, basta fazer uma decocção de uma porção delas. A “baba” do quiabo também é usada como remédio para tratar sintomas de gripe e resfriado.

6 – Câncer de cólon

Graças à presença das fibras insolúveis, ele promove a limpeza do trato intestinal, diminuindo os riscos do desenvolvimento de câncer colorretal.

7 – Sistema imunológico

Os antioxidantes do vegetal também auxiliam o sistema imunológico na hora de combater radicais livres e outras ameaças. Além disso, também pode é capaz de aumentar a energia do corpo para combater a fraqueza.

8 – Prisão de ventre

O alto teor de fibras e até mesmo a característica “baba” do quiabo auxiliam a ação dos movimentos intestinais, funcionando como um laxante suave e natural. Como também possui propriedades probióticas, promove o enriquecimento da flora intestinal. Além disso, é uma excelente fonte de proteínas vegetais de primeira linha, bem como aminoácidos como o triptofano.

9 – Diabetes

O quiabo também já foi associado à redução dos níveis de açúcar no corpo, sendo especialmente benéfico para pessoas com diabetes.

10 – Anemia e circulação sanguínea

Por ser uma excelente fonte de ferro, pode ajudar na produção de glóbulos vermelhos, prevenindo ou combatendo a anemia. Além disso, também pode ajudar a melhorar a estrutura dos capilares sanguíneos, facilitando a circulação.

11 – Obesidade

As fibras presentes no vegetal diminuem a compulsão por comida, bem como favorece a desintoxicação do organismo, o que dificulta o acúmulo de gordura corporal.

12 – Úlcera

Por suas propriedades anti-inflamatórias ele fornece uma camada protetora temporária para o trato digestivo, o que ajuda no processo de cicatrização de úlceras pépticas.

13 – Fortalecimento dos ossos                

Porque contém folatos, cálcio, magnésio e vitamina K, pode auxiliar no fortalecimento dos ossos, ajudando a prevenir doenças como a osteoporose e problemas de densidade óssea.

14 – Visão

O quiabo também contém betacaroteno – conhecido percursor da vitamina A – bem como antioxidantes como a luteína e zeaxantina, o que faz que seja excelente para prevenir problemas de visão, incluindo glaucoma e catarata

Nutrition And You / Cura Pela Natureza / Organic Facts / Natural Society ] [ Foto: Reprodução / Pixabay / Wikipédia ]

Jornal Ciência