TOP 9 motivos científicos para você ter um cachorro

de Bruno Rizzato 0

Se você está pensando em aumentar a família, considere ter um cão. Fiel, protetor e sempre feliz em vê-lo, o cão tem sido um companheiro humano ideal por mais de 18.000 anos, sendo um dos primeiros animais domesticados na história.

Agora, os cientistas apresentaram provas definitivas de que os cães fazem-nos rir mais do que os gatos e, até mesmo, reduzem nossas chances de desenvolver depressão. Conheça os 9 motivos que a ciência separou para você ter um cão!

1 – Os cães nos fazem rir

Pessoas que possuem cães riem mais, de acordo com um estudo publicado na revista Society & Animals. Pesquisadores pediram às pessoas que possuíam cães, gatos, ambos ou nenhum registrarem quantas vezes eles riam ao longo de um dia. Aqueles que possuíam cães e os que possuíam cães e gatos registraram mais risadas em relação aos outros dois grupos.

2 – Os cães são leais

A origem do cão como companheiro do lar remonta entre 18.800 e 32.100 anos atrás, quando eles evoluíram a partir de lobos. A espécie é conhecida por formar comunidades e desenvolver laços fortes entre os membros do grupo. É esse comportamento que faz com que os cães de hoje sejam leais aos humanos.

Stephen Zawistowski, um conselheiro de ciência da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals), explica que os cães veem seus donos humanos como membros de seu grupo e, portanto, formam o mesmo vínculo estreito conosco que formariam com seus irmãos e irmãs caninos.

3 – Cães aumentam os níveis sociais humanos

No Reino Unido, uma equipe de cientistas da Universidade de Liverpool e da Universidade de Bristol descobriu que residentes no Reino Unido com cães eram mais propensos a encontrar com outros cães e seus donos do que pessoas que não possuem um cão.

Isso faz sentido, pois donos de cães são mais propensos a sair de casa para caminhadas e a correr ao lado de outros donos. Além disso, dados garantem que o americano médio tem mais chances de possuir um cão do que o outro animal de estimação mais comum, o gato.

4 – Cães ajudam a manter a saúde

Cães podem até proteger seus donos de problemas de saúde. As crianças nascidas em famílias com um cão têm um risco menor de desenvolver asma e alergias.

A razão é a poeira. Um estudo publicado no ano passado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências dos EUA, mostrou que ratos desenvolveram uma comunidade diferenciada de micróbios em seu intestino quando eram expostos à poeira de domicílios onde havia cães. Eles relatam que estes micróbios poderiam ser o que está protegendo as crianças do desenvolvimento de alérgenos nos lares com cães.

cao-abandonado

5 – Humanos tornam-se mais ativos com os cães

Atualmente, a obesidade é uma grande preocupação, por isso é importante praticar exercícios físicos regularmente. Em 2011, pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, nos EUA, relataram que 60% dos donos de cães – que levavam seu animal de estimação para caminhadas regulares – preencheram os critérios federais para exercício regular moderado ou vigorosamente.

Além disso, os idosos que caminham com seus cães têm uma rotina de exercícios mais regular e são mais aptos fisicamente do que idosos que caminham com outras pessoas, de acordo com um estudo publicado no Journal of Psychosocial Nursing and Mental Health Services, em 2010.

6 – Cães salvam vidas

Os cães não são os melhores amigos de gatos, mas, no início deste ano, um gato da Florida, nos EUA, foi salvo por uma transfusão de sangue de um cão. Alguns cães são doadores universais de sangue, assim como alguns seres humanos. Os cães também podem ajudar os humanos alertando precocemente sobre o risco de convulsões.

Cães treinados podem detectar o início de uma convulsão até 15 minutos antes dela ocorrer e latem quando isso acontece. Em seguida, ele orienta o paciente a sentar-se de modo a evitar ferimentos. O motivo pelo qual os cães sabem que um ataque está prestes a acontecer ainda é desconhecido.

7 – Os cães dão propósito à vida humana

Os cães são grandes companheiros para qualquer um, mas especialmente para os idosos. Em um estudo publicado no Jornal de Psicologia Social dos EUA, idosos que tinham um cachorro se descreveram mais satisfeitos com seu estado social, físico e emocional do que aqueles que não possuíam um cão.

8 – Os cães aumentam a confiança dos donos

Em outro estudo, os participantes obtiveram um cão e foram avaliados depois de dez meses com seu novo companheiro canino. Em geral, os participantes relataram maior senso de autoestima, melhores hábitos de exercícios e menos medo de furtos e assaltos.

9 – Os cães realmente tornam os humanos mais felizes

O simples contato visual com o um cão pode liberar ocitocina em humanos, um hormônio presente em homens e mulheres, popularmente conhecido como hormônio do amor. Em um estudo que mediu os níveis de ocitocina de dois grupos de proprietários de cães, o grupo que foi instruído a não olhar diretamente para o seu cão tinha níveis de ocitocina mais baixos do que o outro grupo que fez contato visual regular.

Outro estudo descobriu que os donos de cães que confiavam nos animais para interação social, “eram menos deprimidos e solitários, tinham maior autoestima e eram mais felizes, tendendo a ter menor percepção de estresse”. 

Portanto, que tal adotar um cãozinho?

Fonte: Science Alert Foto: Reprodução / Flickr

Jornal Ciência