Conheça alguns itens que, pelo bem da sua saúde, você não deve compartilhar

de Julia Moretto 0

Dividir objetos é algo que os pais sempre ensinam aos filhos. Muitas vezes, as pessoas que não emprestam seus pertences são criticadas ou taxadas de egoístas. Já em casa, muitas famílias são obrigadas a compartilhar os mesmos objetos.

 

Porém, há produtos que você deve evitar dividir com seus parentes ou amigos, já que fazer isso pode ser maléfico para sua saúde. Confira:

 

Uso geral

O compartilhamento de roupas íntimas é anti-higiênico, já que nosso corpo elimina fluidos. Essas bactérias podem permanecer em roupas que, quando compartilhadas, podem transmitir infecções genitais. As sandálias e as meias também podem ser consideradas transmissoras de fungos e bactérias. Outros itens de uso geral que não devem ser compartilhados são fones de ouvido e os brincos. Os fones transmitem infecções através do cerúmen, e os brincos aumentam a chance de doenças sanguíneas.

 

Cosméticos

Pincéis de maquiagem devem ser lavados antes do uso, já que a bactéria streptococcus pode criar colônias, resultando em irritações na pele e furúnculos. Já as escovas de cabelo podem transmitir piolho e outros tipos de problema para o couro cabeludo. Em relação às maquiagens, os delineadores e os batons são os mais prejudiciais no quesito compartilhamento, afinal bactérias podem ser transmitidas através das membranas mucosas da boca, causando herpes e infecções. O delineador e outros produtos podem ser fonte de colônias de bactérias e doenças como a conjuntivite. Além disso, os conservantes presentes nos cosméticos podem ajudar as bactérias a se manterem vivas.

 

Outro produto que é bastante anti-higiênico é o desodorante roll-on, que guardam o suor do dono, podendo causar infecções. O suor pode transmitir germes, bactérias e fungos. Já os cremes devem ser usados com uma espátula, porque mergulhar o dedo no produto pode causar acne e foliculite.

 

Higiene pessoal

Mesmo parecendo óbvio, é preciso lembrar: escovas de dentes não devem ser compartilhadas, pois nossos dentes possuem resíduos e bactérias. Além disso, o produto deve ser trocado a cada dois meses. Cortadores de unha também devem receber atenção, já que eles lidam diretamente com as sujeiras e bactérias das unhas. As pedras-pomes, quando compartilhadas, também podem transmitir fungos e bactérias. 

 

Pinças e lâminas de barbear podem causar escoriações e transmitir doenças como hepatite e HIV. Além disso, essas peças contêm células mortas retiradas da pele. As esponjas e as toalhas de banhos são peças que ficam úmidas por muito tempo, por esse motivo são um grande lar para microrganismos, inclusive, o mau cheiro dessas peças é devido à presença de bactérias, fungos e mofo. O compartilhamento delas pode causar irritações cutâneas e acne.

[ Only my Health / Vcbela ] [ Fotos: Reprodução / Pexels  ]

Jornal Ciência