Polêmica: tecnologia cosmética avança e já existem cremes que transformam uma pessoa negra em branca

de Merelyn Cerqueira 0

Que a indústria de cosméticos é capaz de tudo para satisfazer o desejo e vaidade das pessoas não é nenhum segredo – mesmo que as promessas possam ser falsas ou exageradas.

No entanto, um produto em especial gerou bastante polêmica ao ser lançado. Com o slogan “dê adeus à pigmentação e manchas para sempre” (“Say goodbye to pigmentation and spots forever”) o creme – que de acordo com seu site oficial é foi feito para clarear regiões mais escuras, como joelhos, cotovelos, juntas dos dedos e até manchas – gerou polêmica após a cantora nigeriana Dencia (que lançou o produto) ter aplicado em todo o seu corpo. Sendo assim, o choque inicial do público ao ver a estrela nigeriana aparecer branca, já que não havia nenhuma informação sobre a existência de alguma doença de pele, gerou grande debate entre celebridades, fãs e veículos de comunicação.  

cantora-nigeriana-fica-branca_02

De acordo com o site oficial, o “produto possui uma ação rápida e promete remover manchas escuras em até sete dias”. Além disso, ainda age como “um creme hidratante enriquecido com poderosos ingredientes naturais capazes de nutrir a pele e clarear as áreas mais escuras do corpo”. Contudo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a “tonificação da pele”, como é chamada na Nigéria, é um grande mercado. Isso porque cerca de 77% das mulheres nigerianas utilizaram regularmente produtos de clareamento de pele, conforme publicou a Clutch Magazine Online. Enquanto algumas utilizam o produto para aderir um padrão oriental de beleza, outras utilizam o cosmético para que consigam melhores perspectivas de casamento e mobilidade social.

cantora-nigeriana-fica-branca_03

O assunto polêmico chamou atenção até mesmo da atriz e ganhadora do Oscar, Lupita Nyong’o, durante o evento Mulheres Negras, realizado em Hollywood em 2015. De acordo com o jornal Extra, em um dos trechos de seu discurso ela lembrou de uma carta que havia recebido de uma garota. “Querida Lupita, acho que você tem muita sorte por ter tanto sucesso em Hollywood mesmo sendo tão negra. Eu estava a ponto de comprar o creme Whitenicious da Dencia para clarear minha pele, quando você apareceu no meu mundo e me salvou”.

De acordo com a Clutch Magazine, apesar de ter se tornado um negócio de bilhões de dólares em todo o mundo, especialmente na África, esse tipo de clareamento pode trazer terríveis consequências para a pele, como queimaduras, erupções cutâneas e lesões permanentes. Além disso, muitos cremes podem trazer altos níveis de mercúrios, causando leucemia ou câncer no fígado e rins.

A cantora Dencia, responsável pela linha Whitenicious, tem sido inundada de críticas sobre seu produto, porém, ela não se intimida. Através de sua conta no Twitter, ela republica menções de seu produto e comenta sobre as críticas feitas que insistem em ridicularizá-la com discursos fortes de ódio.

cantora-nigeriana-fica-branca_01

[ Clutchmagonline  / Extra ] [ Foto: Divulgação ]

Jornal Ciência