O que acontece se você só comer batatas por 2 meses? Homem resolveu testar!

de Rafael Fernandes 0

Chris Voigt é diretor-executivo da Comissão de Batatas do Estado de Washington, EUA, que apoia e promove a indústria de batata do estado. Em 1 de outubro de 2015, Chris começou uma dieta de dois meses que continha “apenas” batatas para aumentar a conscientização sobre as propriedades benéficas do vegetal.

Tal ato foi, parcialmente, em resposta a uma decisão federal do WIC (Women, Infants and Children), programa assistencial para famílias de baixa renda, de remover as batatas de sua lista de vegetais. A dieta de batatas de Chris tornou-se uma sensação generalizada na mídia de vários países. Até hoje, ele mantém um site chamado “20 Potatoes a day”, para mostrar os benefícios do consumo.

Fatores da Dieta

Por 60 dias, a dieta do Sr. Voigt teve apenas batatas e uma pequena quantidade de óleo de cozinha (canola e oliva) e temperos, sem suplementos nutricionais. Com base no que ele disse, estima-se que de 10 a 15% de suas calorias vieram de gordura, 10% de proteínas e 75 a 80% de carboidratos com alto índice glicêmico.

Sua ingestão diária de calorias variou de 1.600 kcal (primeiras 3 semanas) para 2.200kcal (restante do tempo). Antes da dieta, ele estimou que sua exigência de calorias era de 2.200 kcal, por isso ele tentou ficar o mais próximo possível do número.

Marcadores de saúde

Chris publicou os resultados dos exames físicos, incluindo hemogramas, no começo, meio e fim da dieta. A mudança que experimentou durante esse processo é notável!

Ele perdeu quase 10 Kg. Sua glicemia, em jejum, diminuiu 10 mg/dL (104-94 mg/dL), os níveis séricos de triglicérides diminuíram quase 50%, seu colesterol HDL aumentou ligeiramente e seu colesterol LDL caiu impressionantes 41% (142 para 84mg/dL).

As alterações em seus HDL, triglicérides e glicose em jejum são compatíveis com a melhoria da sensibilidade à insulina. Aparentemente, Chris reduziu seu risco de diabetes e doenças cardiovasculares comendo “apenas” batatas.

Fonte: BBC / Forksoverknives Fotos: Reprodução / Profit

Jornal Ciência