Colocar tomates na geladeira pode deixá-los menos saborosos

de Merelyn Cerqueira 0

Um estudo realizado por acadêmicos da Universidade da Florida, nos EUA, constatou que manter os tomates armazenados na geladeira prejudica seu sabor.

A refrigeração interfere nas enzimas presentes na fruta responsáveis por produzirem compostos voláteis. Temperaturas abaixo de 12° C resultam em tomates suculentos, porem de sabor mais fraco, segundo informações do jornal Daily Mail.

Os pesquisadores queriam descobrir por que os tomates amadurecidos naturalmente e vendidos em feiras na Espanha ou Grécia tinham um gosto muito melhor do que os vendidos em prateleiras de supermercados. Como sabemos, agricultores e atacadistas costumam usar a tecnologia para aumentar a vida das frutas nas prateleiras, visando aumentar os lucros e reduzir desperdícios. A partir do armazenamento frio, por exemplo, utilizando certos compostos de gases, eles são capazes de interromper o processo de amadurecimento.

No entanto, a pesquisa sugeriu que essa tecnologia causa uma desvantagem em relação ao sabor. Liderados pelo professor Harry Klee, os pesquisadores armazenaram dados de ambas as variedades tradicionais e modernas a 5° C, por um, três ou sete dias. Depois, os tomates foram transferidos para um ambiente de 20° C, durante um ou três dias, o que iniciou o processo de amadurecimento.

Então, eles mediram os compostos voláteis associados ao sabor e descobriram que eles foram reduzidos em 65% quando os tomates foram armazenados na geladeira por sete dias. No entanto, compostos parecem voltar ao nível normal após três dias em temperaturas mais altas. Os pesquisadores ainda realizaram testes cegos com 76 consumidores que julgariam o sabor da fruta. Eles constaram que ela era “muito menos saborosa do que as colhidas um dia antes do consumo”.

Ainda, parece provável que o mesmo se aplique a outros tipos de frutas e vegetais colocados em geladeiras ou câmeras frias de supermercados. De acordo com um estudo de consumo feito pela Britain’s Good Housekeeping Institute, “a baixa temperatura interrompe o processo de amadurecimento, que é o que dá aos tomates seu delicioso sabor e aroma”. O processo parece também tende a afetar negativamente a textura do fruto.

[ Daily Mail ] [Fotos: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência