Como comer menores quantidades sem ficar pensando que comeu pouco?

de Julia Moretto 0

O pesquisador e professor da Universidade de Cornell (EUA), Brian Wansink realizou uma análise sobre como o ambiente é capaz de interferir nas nossas escolhas alimentares. Suas conclusões estão no livro “Por que comemos tanto? Não é apenas a nossa fome que determina o que comemos” (Editora Campus, 2007). Mas, se o ambiente é capaz de influenciar tanto, poderíamos realizar pequenas mudanças para manter hábitos melhores? Pensando nisso, veja nossa lista com nove estratégias para realizar essa tarefa da melhor maneira possível:

Pratos menores

prato-menor

Pratos maiores significam porções maiores. Segundo uma pesquisa feita por Wansink, ao jantar em um prato de 25 cm em vez de um de 30 cm, você comerá 22% menos alimentos durante o ano. Não adianta apenas reduzir as porções! Quando você coloca uma pequena quantidade de comida em um prato pequeno, sua mente se sente insatisfeita. 

Beba água

Muitas pessoas bebem refrigerante ou café enquanto realizam outras tarefas. Para ter uma vida mais saudável, você pode trocar essas bebidas por água! Para facilitar ainda mais, compre uma garrafinha e leve para todos os lugares que você for: no trabalho, em casa ou em algum passeio.   

 Copos altos

Prefira copos altos em vez de copos largos. Isso significa que você irá beber menos pensando que bebeu mais. De acordo com a pesquisa, as pessoas normalmente bebem 20% menos quando usam copos altos e magros.

Cores em contraste

Quando a cor do seu alimento combina com a cor do seu prato, é normal que você se sirva mais de comida, já que seu cérebro tem dificuldade de definir o tamanho da porção do prato. Pratos azul-escuros e verde-escuros são os melhores para fazer isso, pois contrastam com alimentos claros, como massas e batatas (os quais deve comer em menor quantidade). Mas não contrastam com verduras e legumes (ótimos para manter uma alimentação saudável). 

Alimentos em destaque

Deixe uma tigela com alimentos saudáveis em um lugar de fácil acesso e evidente. Quando você está com pressa ou com fome, ataca a primeira coisa que vê pela frente. 

Embrulhe

Comer não é apenas um evento físico, mas também emocional. Normalmente, sua mente determina o que você quer comer com base no que está ao alcance dos olhos. Por esse motivo, embrulhe alimentos não saudáveis em alumínio e os saudáveis e plástico transparente.

Mais espaço para alimentos saudáveis

As grandes caixas tendem a nos chamar a atenção. Por isso, opte por colocar alimentos saudáveis em embalagens maiores. Outra dica é fracionar os alimentos não saudáveis, colocando-os em sacos menores.

Etapas da refeição

Ao se servir, comece pelos alimentos mais saudáveis.

Política no mercado

Quando for ao mercado, procure andar pela parte da loja onde ficam as opções saudáveis, como: frutas, legumes, carnes magras, peixes, ovos e nozes. Dessa forma, você fica mais propenso a comprar alimentos melhores.

[ Life Hacker ] [ Fotos: Reprodução / Pixabay e Life Hackern]

Jornal Ciência