Gato entra em colapso após ser submetido à dieta vegana

de Gustavo Teixera 0

Um gatinho chamado Roger entrou e colapso e quase morreu em 2013 após seus donos, que eram vegetarianos, submeterem o animal de estimação a uma dieta vegana.

O gato era alimentado somente com batatas, arroz e macarrão, e isso resultou em uma queda muito grande de nutrientes no organismo do animal. 

Roger foi internado com o corpo trêmulo e apatia. Ele recebeu tratamento à base de soro, patê de carne e repouso absoluto por 4 dias e antes de ter alta.

Estima-se que os gatos precisem de 4 gramas de proteína por quilograma corporal, e os níveis de glicose no sangue sejam mantidos pela ingestão de aminoácidos e gordura, ao contrário dos humanos, que utilizam o carboidrato para realizar tal função. 

gato-quase-morre-com-dieta-vegana-2

Segundo Dr.ª Laila Massad do portal Medicina Felina, para os gatos, aminoácidos como arginina, metionina e taurina são considerados essenciais e devem estar presentes na dieta. Outra substância essencial para os gatos é a Vitamina A, e ela é somente encontrada em tecido animal.

Os humanos e cachorros obtêm essa vitamina das plantas através do betacaroteno, mas nos gatos não acontece essa conversão, e isso justifica sua dieta carnívora. 

De acordo com o site Link Animal, quando os gatos ficam sem vitamina A, podem ficar surdos ou ter problemas na pele, ossos, no sistema intestinal e reprodutivo.

Já quando os gatos ficam sem a taurina, substância presente na carne, podem ficar cegos. Portanto, esse caso mostra que é preciso buscar informações com veterinários e especialistas antes de adotar qualquer tipo de dieta para os animais de estimação.

Fonte: Diario de Biologia Fotos: Reprodução / Diario de Biologia

Jornal Ciência