Dieta Mediterrânea: 4 colheres de sopa de azeite potencializam os efeitos do colesterol bom

de Julia Moretto 0

A dieta mediterrânea realmente ajuda as pessoas com risco de doença cardíaca, segundo os cientistas. Em um novo estudo, eles descobriram que alimentos ricos em azeite ajudam a aumentar os benefícios do chamado colesterol “bom”, o HDL.

 

Apenas quatro colheres de sopa do ingrediente impediram que placa se formasse nas artérias das pessoas em risco. No entanto, ele não ajudou a reduzir os níveis de “mau” colesterol – LDL, um fator de risco conhecido de ataques cardíacos e derrames.  Pesquisadores do Hospital del Mar Medical Research Institute em Barcelona avaliou 296 pessoas com uma idade média de 66 anos em alto risco de doença cardíaca. 

 

Elas foram distribuídas aleatoriamente em uma das dietas possíveis: uma dieta mediterrânea com azeite virgem, uma dieta mediterrânea enriquecida com um punhado de nozes ou uma saudável dieta de “controle“. Este último teve consumo reduzido de carne vermelha, alimentos processados, produtos lácteos ricos em gordura e doces. Além de privilegiar frutas, legumes e grãos integrais, ambas as dietas mediterrâneas incluíram quantidades moderadas de peixes e aves.

 

Amostras de sangue foram colhidas no início do estudo. Eles descobriram que apenas a dieta “controle” reduziu os níveis de colesterol “ruim” – lipoproteínas de baixa densidade (LDL).

Nenhuma das dietas aumentou os níveis de HDL, mas todas as dietas mediterrâneas melhoraram a função do colesterol bom.

 

A melhora foi muito maior naqueles que utilizaram mais azeite extravirgem – cerca de quatro colheres de sopa. Isso incluiu aumentar sua capacidade de remover a placa nas artérias e deixar os vasos sanguíneos mais relaxados.

 

Seguir uma dieta mediterrânea rica em azeite poderia proteger nossa saúde cardiovascular de várias formas, incluindo o funcionamento do nosso colesterol bom”, explicou o autor do estudo, Dr. Montserrat Fitó.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / The Huffington Post ]

Jornal Ciência