Psicóloga e vencedora do Prêmio Nobel ensinam a usar o estresse para retardar o envelhecimento

de Merelyn Cerqueira 0

Embora sempre tenhamos ouvido falar que o estresse é tóxico, prejudica a saúde, frustra o caminho para a felicidade e provoca o envelhecimento precoce, a verdade é que alguns especialistas, acreditam que ele realmente pode ser bom para nós.

 

Segundo eles, o estresse de fato tem o poder de retardar o envelhecimento. Eles consideram que, quanto maiores nossos telômeros – estruturas que protegem o DNA de “desgastar” e sucumbir às doenças – mais podemos rejuvenescer.

 

Em um artigo para o jornal Daily Mail, a psicóloga da saúde, Dr.ªElissa Epel, e a bióloga molecular, Dr.ª Elizabeth Blackburn, vencedora do Prêmio Nobel pela descoberta da enzima telomerase em 1985, afirmaram ter dedicado décadas de estudos para tentar compreender como podemos retardar o envelhecimento. Elas identificaram uma forma simples de manter a saúde e juventude, mesmo quando outros estão sucumbindo às rugas, exaustão e doenças. Ainda, e melhor do isso, as especialistas afirmaram que nunca é tarde para começar.

 

A descoberta, basicamente, foi feita por meio da análise dos telômeros, estruturas que existem na extremidade de cada cromossomo e protegem nosso DNA. “Pense neles como o pedaço de plástico que existe nos cadarços”, escreveram as cientistas. Quanto maiores os telômeros, mais eles poderão proteger o DNA do “desgaste” e doenças. “Quanto maiores os telômeros, mas jovens podemos ser”.

 

Durante as pesquisas, as cientistas isolaram as causas relacionadas aos telômeros curtos. Os culpados incluem tudo, desde muitas bebidas açucaradas até depressão crônica. Ainda, as estruturas são um guia exclusivo para o nosso organismo, e podem indicar se estamos envelhecendo.

 

No entanto, para o caso de telômeros curtos, as pesquisadoras afirmaram que é possível estabilizá-los e até mesmo fazê-los crescer, independentemente da idade. Para isso, elas reuniram sólidas dicas que poderão ajudar a retardar o envelhecimento celular. Basicamente, se trata de um plano de exercícios revitalizantes e estressantes.

 

Primeiramente, considere que as mulheres são duas vezes mais propensas a sofrerem de ansiedade do que os homens, e, segundo, que é muito mais sobre como você reage ao estresse e do que sobre a quantidade dele que pode ajudar a abrandar o processo de envelhecimento. Portanto, não é a pressão de um dia de trabalho que pode causar problemas de saúde, mas sim seu estado de espírito em frente a essas situações.

 

Abaixo você poderá aprender como fornecer uma resposta saudável para as situações e como gerenciar o estresse para se tornar mais jovem.

 

Transforme o estresse em seu amigo

Quanto você está estressado, seu corpo entra em um estado de alerta máximo. Dessa forma, são produzidos mais hormônios como cortisol e adrenalina, o coração baterá mais rápido e a pressão arterial aumentará. Será mais difícil respirar e ficar no controle, mas mais difícil ainda será acreditar que o mundo é um lugar seguro.

 

Quando uma pessoa sofre de estresse crônico, essas respostas estão continuamente baixas, mantendo o corpo em um estado de vigilância fisiológica. Esse estado também suprime partes importantes do sistema imunológico, deixando o corpo mais vulnerável a infecções e retardando o processo de cicatrização de feridas. Tudo isso combina para o aceleramento do processo de envelhecimento biológico.

 

Logo, e por mais incrível que pareça, podemos aprender a usar o estresse como uma força positiva. Primeiro, saiba que os telômeros são capazes de ouvir nossos pensamentos. Assim, ao controlar o que pensamos, podemos retardar o relógio do envelhecimento. Há duas maneiras pelas quais podemos responder a um evento estressante: podemos vê-lo como um desafio ou uma ameaça. Optando pela primeira opção, podemos transformar uma experiência desafiadora em um tipo robusto e benéfico de estresse, semelhante ao que ocorre quando nos exercitamos.

 

Os atletas com esse tipo de mentalidade costumam vencer com maior frequência, ao contrário dos que se sentem ameaçados pelo estresse. Estes não só congelam na hora do desafio, como também sofrem de preocupações antecipadas, quando imaginam resultados ruins antes mesmo de um evento ocorrer.

 

A ideia das pesquisadoras, no entanto, não é trivializar ou subestimar qualquer evento estressante. Porém, enquanto não podemos controlá-los sempre, ainda podemos alterar a maneira como respondemos a eles, a fim de retardar o envelhecimento e proteger os telômeros.

 

Exercícios simples que irão retardar o seu relógio do envelhecimento

estresse_02

Vivemos em uma época em que os que se exercitam são mais admirados. Os corpos trincados acabaram se tornando aspiração de muita gente. Mas, será que atividades físicas extremas fazem bem para o corpo?

 

Basicamente, o excesso pode danificar os telômeros. Na verdade, de acordo com as cientistas, eles não precisam de regimes extenuantes de exercícios para ficarem bem, e sim de uma rotina básica para continuarem saudáveis. Devemos nos exercitar não só pelos benefícios óbvios, como manter um peso e sistema cardiovascular saudáveis, mas também porque as atividades físicas podem aumentar o estresse.

estresse_03

Então, qual a quantidade correta de exercícios?

Se você consegue andar ou correr durante 45 minutos, três vezes por semana, está fazendo o suficiente para manter seus telômeros em boas condições. Os Treinos Intervalado de Alta Intensidade ( HIIT, da sigla em inglês), com séries curtas de exercícios de atividade cardíaca alternadas com períodos de descanso, também são ótimos para os telômeros.

 

Experimente um intervalo para respiração

Você precisa relaxar, mas não consegue encontrar tempo para isso? As cientistas têm a resposta: um intervalo para praticar respiração por três minutos. Esse método é usado para regulação emocional e faz parte de uma terapia cognitiva baseada na atenção plena (mindfulness). Ela é projetada para acalmar o corpo e manter os níveis de estresse sob controle.

 

Essa pausa para a respiração é uma maneira de manter as emoções negativas no passado e seguir em frente. Para fazê-la, coloque um cronômetro em seu telefone ou relógio e siga o guia abaixo:

 

1- Torne-se consciente: sente-se ereto e feche os olhos. Conecte-se com a respiração para uma longa inalação e expiração. Então, pergunte a si mesmo: Quais meus pensamentos? Sentimentos? Sensações corporais? Caracterize tudo, mesmo aspectos indesejados, abrindo espaço para tudo que surgir em sua consciência.

 

2- Controle sua atenção: dirija suavemente toda a sua atenção para a respiração. Sinta cada inalação e expiração, uma a uma. Use-as como uma âncora para o presente. Sintonize um estado de quietude que está sempre abaixo da superfície de seus pensamentos.

 

3 – Amplie sua consciência: sinta seu campo de consciência se expandir ao redor, em torno de sua respiração e corpo. Observe sua postura, mãos e dedos dos pés, músculos faciais e suavize qualquer tensão. Continue respirando profundamente por três minutos. No fim, você deverá se sentir revitalizado.

 

Mude sua dieta

Uma dieta saudável é parte vital da nossa guerra contra o envelhecimento, segundo as cientistas. Sendo assim, opte por alimentos que são ricos em antioxidantes, fibras e pobres em açúcar, pois eles podem ajudar os telômeros. Experimente começar com novas ideias de refeições saudáveis, mas básicas, elas farão você se inspirar a fazer mudanças nutricionais mais significativas.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail / Vimeo

Jornal Ciência