Cientistas de Harvard desfazem 11 mentiras fitness que você ainda acredita

de Merelyn Cerqueira 0

Se você quer um corpo malhado, melhora de humor, perda de peso e saúde, praticar exercícios físicos é o único caminho seguro. No entanto, há uma série de conselhos fitness que não ajudarão você a atingir seus objetivos e, pior do que isso, podem prejudicar sua saúde.

Na lista abaixo, publicada pelo portal global Business Insider, você confere alguns dos mitos e equívocos relacionados ao mundo fitness, bem como a ciência pode ajudar você a atingir seus objetivos de maneira saudável.

Exercícios 1 a 2 vezes por semana são suficientes

Este é um conselho bem conhecido, apesar de equivocado. Na verdade, para que seus exercícios produzam resultados reais, você deveria se exercitar pelo menos 3-5 vezes por semana, segundo o fisiologista Chris Jordan, criador do treino “7 minutos”. 

Segundo um estudo publicado no jornal Circulation, da American Heart Association, melhores resultados para a saúde do coração foram observados quando os participantes malhavam de 4-5 vezes por semana.

A melhor hora para se exercitar é de manhã

A verdade é que o melhor momento para um treino é quando você tem tempo de se esforçar de forma consistente. Se você quer tornar a aptidão física um hábito diário, e só pode fazer isso durante às noites, então o faça. Agora, se você se dá melhor com uma corrida matinal, não abra mão disso.

Não tem preferência para um horário? Algumas pesquisas sugerem que malhar durante as primeiras horas do dia pode ajudar a acelerar a perda de peso, incitando o corpo a queimar mais gorduras ao longo do dia.

Levantamento de peso transforma a gordura em músculo

Tenha em mente que você não pode transformar gordura em músculo. Fisiologicamente falando, estes são dois tecidos diferentes. O tecido adiposo (gorduroso) é encontrado sob a pele, intercalado entre os músculos e em torno de órgãos internos, como o coração. Já o tecido muscular – que pode ser dividido em três tipos – é encontrado em todo o corpo.

A musculação ajuda a construir o tecido muscular dentro e ao redor do tecido adiposo. A melhor maneira de reduzir esse tecido adiposo é através de uma dieta saudável que inclua vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis, como os encontrados no azeite e peixe.

Quebra-cabeças e jogos são excelentes para o cérebro

Na verdade, são os exercícios físicos os melhores amigos de seu cérebro. De acordo com uma grande variedade de estudos, exercícios aeróbicos – atividades que elevam a frequência cardíaca e permite transpiração e movimento – têm um impacto significativo e extremamente benéfico ao cérebro. 

“O exercício aeróbico é a chave para a sua cabeça, assim como é para o seu coração”, escreveram os autores de uma postagem do blog da Harvard Medical School.

Praticar exercícios é a melhor maneira de perder peso

Não. Se sua intenção é perder peso, então simplesmente comece mudando sua dieta. Especialistas afirmam que o emagrecimento quase sempre começa com mudanças significativas nos hábitos alimentares, mas muitos acreditam que malhar é o que vai fazer emagrecer, quando na verdade o que você come e a quantidade é o grande “X” da questão.

Em termos de perda de peso, a dieta desempenha um papel muito maior do que o exercício”, disse o cientista Philip Stanforth, da Universidade do Texas.

Abdominais são a melhor maneira de conseguir um tanquinho

Ao contrário dos abdominais, que visam unicamente os músculos da barriga, a prancha (ou plank, um exercício de força) consegue trabalhar diferentes grupos de músculos do corpo, incluindo lados, frente e costas. Se você está em busca de um tronco forte, especialmente o que vem acompanhado de uma barriga chapada, o ideal é desafiar todos esses músculos.

“Abdominais fortalecem apenas alguns grupos musculares. Através de padrões dinâmicos de movimento, um treino de núcleo bom ajuda a fortalecer todo o conjunto de músculos que você usa todos os dias”, escreveram cientistas na Harvard Healthbeat.

Treinamento com pesos é só para homens

Este tipo de exercício físico é uma ótima maneira de fortalecer os músculos e, considerando que não são apenas os homens que os têm, é ideal para qualquer pessoa.

Posso ficar sem treinar 2 semanas após entrar em forma

Na verdade, na maioria das pessoas, o tecido muscular pode começar a se “deteriorar” em apenas uma semana sem a prática de exercícios regulares.

Se você parar de treinar, você realmente verá uma redução muscular notável. É uma questão de usá-lo ou perdê-lo”, explicou Shawn Arent, diretor da Center for Health and Human Performance, da Universidade Rutgers.

Correr maratona é melhor maneira de entrar em forma

Você pode obter muitos dos benefícios de uma corrida de longa distância sem nem ao menos correr oito quilômetros. Fazendo isso apenas 5-10 minutos por dia pode fornecer alguns dos mesmos resultados de saúde. 

Pessoas que correm por menos uma hora por semana – desde que o façam todos os dias – experimentam benefícios semelhantes em termos de saúde do coração em comparação com aqueles que correm mais de 3 horas por semana.

Diário de dieta é maneira confiável de controlar o que você come

A verdade é que mesmo quando nos esforçamos para estar conscientes do que comemos e o quão ativos estamos sendo, muitas vezes nos damos mais crédito do que realmente merecemos. 

“As pessoas tendem a superestimar sua atividade física e a subestimar a quantidade de comida que ingerem. Elas pensam realmente que malham muito e comem pouco”, disse Stanforth.

Isotônicos são a melhor maneira de se hidratar após um treino

A maioria dessas bebidas são apenas açúcar e água. Logo, especialistas recomendam que o pós-treino inclua água e um lanche rico em proteínas, já que a proteína ajuda na recuperação dos músculos. Isotônicos não são realmente necessários para repor as energias ou hidratar-se após um treino.

Fonte: IFL Science Fotos: Reprodução / Jornal Ciência

Jornal Ciência