TOP 5 mitos sobre alimentos explicados por especialistas

de Bruno Rizzato 0

Existem muitos mitos na nutrição, criados por pessoas que querem apenas espalhar boatos. Porém, muitas vezes, estes boatos ganham força e são repassados como verdade pela internet.

Um artigo publicado na CNN reuniu a opinião de pesquisadores de nutrição, chefs e cientistas de alimentos, para desmascarar alguns destes mitos. Conheça a verdade sobre alguns boatos:

Mito 1 – O açúcar é sempre ruim

O açúcar é essencial na cozinha. Outros adoçantes – como o “mel” artificial – são, basicamente, açúcar refinado de alguma forma, e todos eles são metabolizados pelo organismo da mesma maneira: como 4 calorias por grama. O açúcar também equilibra os sabores dos alimentos saudáveis ​​que podem não ter um sabor tão bom por conta própria.

A maioria dos especialistas em saúde sugere que a oferta de açúcar não deve ser maior que 10% do total de calorias diárias, ou seja, cerca de 200 em uma dieta de 2.000 calorias. Porém, a adição de um pouco de açúcar, além de ser essencial para alguns alimentos, pode ser benéfica. “Adicionar um pouco de açúcar à dieta pode ajudar a aumentar a ingestão de alimentos ricos em nutrientes, tornando-os mais saborosos”, diz Jackie Gent, autor do livro All-Natural Diabetes Cookbook.

Mito 2 – Ovos aumentam os níveis de colesterol

Na verdade, o colesterol encontrado em ovos tem pouco a ver com a quantidade de colesterol em seu corpo. A confusão acontece por conta dos tipos de colesterol. Os ovos não afetam significativamente a quantidade de colesterol que circula na corrente sanguínea. O corpo produz seu próprio colesterol, e apenas certas gorduras saturadas e trans aumentam esses níveis que podem ser prejudiciais.

Os ovos contêm quantidades relativamente pequenas de gordura saturadas. Um ovo grande contém cerca de 1,5 gramas dela, apenas uma parte do presente em uma colher de sopa de manteiga que muitos cozinheiros usam para fritar o ovo. Além disso, cortar os ovos da dieta é uma má ideia, pois eles são fonte de 13 tipos de vitaminas e minerais.

O tipo de colesterol encontrado nos ovos não afeta o colesterol no sangue, então é possível comê-los sem culpa. “Em pessoas saudáveis, a pesquisa com ovos nunca demonstrou qualquer relação com seu consumo aos lipídios do sangue ou ao risco de doença cardíaca”, disse Don Layman, professor emérito do Departamento de Ciência dos Alimentos e Nutrição Humana da Universidade de Illinois em Urbana e Champaign, EUA.

Mito 3: Todas as gorduras saturadas aumentam o colesterol no sangue

Uma nova pesquisa mostra que algumas gorduras saturadas não aumentam este colesterol. Os pesquisadores sabem há muito tempo que existem muitos tipos de gorduras saturadas, e elas são tratadas de formas diferentes pelo corpo quando consumidas. O ácido esteárico, um tipo de gordura saturada encontrada naturalmente no cacau, laticínios, carnes, aves e óleos de palma e coco, não aumenta o colesterol LDL – o prejudicial – mas aumenta os níveis de HDL, o colesterol benéfico.

Porém, a gordura saturada pode ser melhor do que se pensava. Comer alimentos como coco e chocolate, que contêm ácido esteárico – um impulsionador do colesterol HDL – pode ser mais saudável do que se pensava. Isso não significa que estes alimentos podem ser consumidos livremente, pois continuam sendo bastante calóricos.

Mito 4: A única bebida alcoólica benéfica ao coração é o vinho tinto

A verdade é que cerveja, vinho, licores e todas as outras bebidas alcoólicas fornecem os mesmos benefícios à saúde. Os pesquisadores pensavam que eram os antioxidantes presentes no vinho que poderiam evitar doenças cardíacas.

Porém, pesquisas mais recentes mostram que o próprio etanol aumenta os níveis de HDL, o bom colesterol, evitando o acúmulo de placas nas artérias e reduzindo fatores de coagulação que contribuem para ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, de acordo com Eric Rimm, professor associado de nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard. Qualquer tipo de bebida que contenha álcool, quando consumida com moderação, ajudaria a reduzir o risco de doenças cardíacas.

Mito 5: Alimentos orgânicos são mais nutritivos do que os convencionais

Se você compra produtos orgânicos por acreditar que a agricultura sustentável apoia a saúde do solo, o trabalho dos pequenos agricultores ou o bem-estar dos animais, você está certo. Porém, isso não é justificativa para afirmar que eles sejam mais nutritivos do que os outros.

Pesquisadores da London School of Hygiene & Tropical Medicine, da Inglaterra, fizeram a pesquisa mais abrangente sobre alimentos orgânicos da história. Eles descobriram que não existe nenhuma diferença nutricional significativa entre culturas convencionais e orgânicas.

[ CNN ] [ Foto: Reprodução / Wikipédia ]

Jornal Ciência