A insônia afeta aproximadamente uma em cada três pessoas, enquanto que a maioria dos adultos luta para conseguir um total de oito horas dormidas todas as noites.
A razão para isso pode estar relacionada com os alimentos e bebidas que consumimos pouco antes de irmos para a cama, de acordo com o especialista em sono Sammy Margo, autor de The Good Sleep Guide. Dito isso, em um artigo para o Daily Mail, ele listou cinco comidas que devemos comer durante a noite para que possamos melhorar a qualidade de sono.
1 – Banana (comer)
As bananas são ricas em magnésio, conhecido relaxante muscular que também incentiva a liberação de hormônios como a serotonina e melatonina, que promovem o sono. Uma pesquisa recente, realizada pela Simba Sleep, constatou que um adulto em média consegue dormir apenas 6 horas e 28 minutos por noite, perdendo uma média de 6 horas e 10 minutos de sono por semana.
2 – Mel (comer)
Uma colher de chá de mel contém glicose, que por sua vez é capaz de sinalizar ao cérebro para desativar um químico chamado orexina (hipocretina), conhecido por desencadear o sistema de alerta no corpo. Pensamentos turbulentos são a causa mais comum de insônia, com 53% das pessoas afirmando serem incapazes de interromper o processo da mente quando as luzes de apagam, de acordo com uma pesquisa.
3 – Amêndoa (comer)
As amêndoas contêm triptofano e magnésio, que ajudam a reduzir a função muscular e nervosa, além de estabilizar o ritmo cardíaco. Uma pesquisa revelou que um quarto das pessoas ficam acordadas durante às noites em razão dos altos níveis de estresse.
4 – Aveia (comer)
Os grãos de aveia podem desencadear a produção de insulina, aumentando naturalmente os níveis de açúcar no sangue. Ainda, esse tipo de cereal é rico em melatonina, hormônio que promove o sono.
5 – Peru (comer)
A carne de peru também é rica em triptofano, um indutor de sono. Em um estudo recente realizado com britânicos, 11% dos que tentaram modificar suas dietas pela adição desse tipo de alimento experimentaram relativas melhoras na qualidade do sono.
6 – Álcool (evitar)
Enquanto que um único drinque pode fazer com que você se sinta mais sonolento, beber demais pode impedir que você entre nos estágios mais profundos de sono, o que pode resultar em sonolência na manhã seguinte.
7 – Alimentos picantes (evitar)
Alimentos picantes podem causar indigestão, uma vez que se especula que a capsaicina, ingrediente ativo da pimenta, possa afetar o sono através das mudanças na temperatura corporal.
8 – Alimentos gordurosos (evitar)
Alimentos gordurosos podem desencadear a produção de ácido no estômago, causando azia, que por sua vez irá perturbar o sono. Logo, evite comer hambúrgueres, frituras, sorvete ou queijos antes de dormir.
9 – Café (evitar)
Uma das fontes mais comuns de cafeína, não é surpresa que ele figure nesta lista. Como estimulante, ele tem uma meia-vida de cinco horas, o que significa que é uma péssima ideia bebê-lo durante as noites.
10 – Queijo (evitar)
Além de serem gordurosos, alguns tipos de queijo e carnes processadas possuem níveis elevados de um aminoácido chamado tiramina, que causa sensação de alerta e menor cansaço, o que pode atrapalhar o ciclo circadiano do corpo.
[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail / Wikimedia ]