TOP 10 alimentos para comer ou evitar antes de dormir se você quiser ter uma boa noite de sono

de Merelyn Cerqueira 0

A insônia afeta aproximadamente uma em cada três pessoas, enquanto que a maioria dos adultos luta para conseguir um total de oito horas dormidas todas as noites.

 

A razão para isso pode estar relacionada com os alimentos e bebidas que consumimos pouco antes de irmos para a cama, de acordo com o especialista em sono Sammy Margo, autor de The Good Sleep GuideDito isso, em um artigo para o Daily Mail, ele listou cinco comidas que devemos comer durante a noite para que possamos melhorar a qualidade de sono.

 

1 – Banana (comer)

bananas

As bananas são ricas em magnésio, conhecido relaxante muscular que também incentiva a liberação de hormônios como a serotonina e melatonina, que promovem o sono. Uma pesquisa recente, realizada pela Simba Sleep, constatou que um adulto em média consegue dormir apenas 6 horas e 28 minutos por noite, perdendo uma média de 6 horas e 10 minutos de sono por semana.

 

2 – Mel (comer)

Uma colher de chá de mel contém glicose, que por sua vez é capaz de sinalizar ao cérebro para desativar um químico chamado orexina (hipocretina), conhecido por desencadear o sistema de alerta no corpo. Pensamentos turbulentos são a causa mais comum de insônia, com 53% das pessoas afirmando serem incapazes de interromper o processo da mente quando as luzes de apagam, de acordo com uma pesquisa.

 

3 – Amêndoa (comer)

As amêndoas contêm triptofano e magnésio, que ajudam a reduzir a função muscular e nervosa, além de estabilizar o ritmo cardíaco. Uma pesquisa revelou que um quarto das pessoas ficam acordadas durante às noites em razão dos altos níveis de estresse.

 

4 – Aveia (comer)

Os grãos de aveia podem desencadear a produção de insulina, aumentando naturalmente os níveis de açúcar no sangue. Ainda, esse tipo de cereal é rico em melatonina, hormônio que promove o sono.

 

5 – Peru (comer)

A carne de peru também é rica em triptofano, um indutor de sono. Em um estudo recente realizado com britânicos, 11% dos que tentaram modificar suas dietas pela adição desse tipo de alimento experimentaram relativas melhoras na qualidade do sono.

 

6 – Álcool (evitar)

bebidas-alcoolicas_01

Enquanto que um único drinque pode fazer com que você se sinta mais sonolento, beber demais pode impedir que você entre nos estágios mais profundos de sono, o que pode resultar em sonolência na manhã seguinte.

 

7 – Alimentos picantes (evitar)

Alimentos picantes podem causar indigestão, uma vez que se especula que a capsaicina, ingrediente ativo da pimenta, possa afetar o sono através das mudanças na temperatura corporal.

 

8 – Alimentos gordurosos (evitar)

Alimentos gordurosos podem desencadear a produção de ácido no estômago, causando azia, que por sua vez irá perturbar o sono. Logo, evite comer hambúrgueres, frituras, sorvete ou queijos antes de dormir.

 

9 – Café (evitar)

Uma das fontes mais comuns de cafeína, não é surpresa que ele figure nesta lista. Como estimulante, ele tem uma meia-vida de cinco horas, o que significa que é uma péssima ideia bebê-lo durante as noites.

 

10 – Queijo (evitar)

queijos

Além de serem gordurosos, alguns tipos de queijo e carnes processadas possuem níveis elevados de um aminoácido chamado tiramina, que causa sensação de alerta e menor cansaço, o que pode atrapalhar o ciclo circadiano do corpo.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail / Wikimedia ]

Jornal Ciência