Acampar por um fim de semana pode redefinir o relógio biológico e melhorar o sono, sugere estudo

de Merelyn Cerqueira 0

Tendo em vista todas as distrações da vida moderna – televisão, celular, videogame e Netflix – muitos de nós lutam para conseguir adormecer durante as noites. Ainda, acordar nas manhãs pode ser uma verdadeira tortura. No entanto, de acordo com os resultados de um pequeno estudo, concluiu-se que um final de semana acampando pode ser suficiente para ajudar a redefinir os ritmos circadianos e melhorar a qualidade do sono.

 

Segundo informações da Science Alert, pesquisadores da Universidade do Colorado, em Boulder, nos EUA, monitoraram os padrões de sono de pessoas que viviam normalmente em casas e outras que passavam um final de semana acampando sem luz artificial. Os últimos não só iam para a cama mais cedo, como também tinham expressão de melatonina – hormônio liberado em resposta à escuridão e que nos deixa sonolentos – mudada, de acordo com análises laboratoriais.

 

Enquanto estamos sempre olhando para telas, a liberação de melatonina ocorre de forma cada vez mais tardia, o que faz com que nosso relógio interno seja desregulado. Porém, a equipe de Boulder conseguiu comprovar que acampar longe da luz artificial poderia ajudar. O estudo comparou nove pessoas que acamparam durante o verão no Hemisfério Norte, com cinco que ficaram em casa, mostrando que os primeiros dormiam até 1,8 hora mais cedo do que os que estavam em seus lares, bem como ainda acordaram mais cedo.

 

Uma diferença ainda maior foi observada quando os pesquisadores pediram às cinco pessoas que ficaram em casa para acampar durante uma semana na época do solstício de inverno. O período extra ao ar livre resultou na liberação de melatonina 2,6 horas antes em comparação ao período em que ficaram em casa.

 

Contudo, como o estudo foi realizado em um número muito pequeno de amostras, não podemos considerar muito os resultados até que sejam replicados em um grupo maior. Mas, os pesquisadores sugerem que um único final de semana longe da luz artificial de fato poderia ajudar a redefinir nosso relógio interno.

 

Esses problemas de sono, segundo o pesquisador Kenneth Wright, “estão associados com um desempenho negativo e de saúde”, bem como a “redução da produtividade no trabalho e desempenho escolar, abuso de substâncias, distúrbios de humor, diabetes e obesidade”.

 

Nossos resultados demonstram que viver em nossos ambientes modernos contribui para o tempo circadiano atrasado, e independentemente da estação do ano, um fim de semana acampando poderia redefinir o nosso relógio rapidamente”, disse.

 

A pesquisa foi publicada em Current Biology.

[ Science Alert / CDC ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência