6 benefícios de dormir virado para o lado esquerdo, segundo dados científicos

de Bruno Rizzato 0

Todos sabemos que a duração do sono é fundamental para o bem-estar físico e mental, mas estudos revelam que a posição do corpo na hora de dormir pode ser um fator importante na busca por uma boa saúde. 

Especificamente, um pequeno corpo de pesquisas sugere que, para muitas pessoas, dormir sobre o lado esquerdo pode ser o segredo para melhorar o sono e a saúde. A afirmação decorre da Medicina Ayurveda, uma abordagem da saúde e de medicina que se originou na Índia

Bases científicas garantem que isso possa ser bom para a digestão, posição das costas, e até mesmo para o coração, devido às posições dos diferentes órgãos. Conheça agora 6 potenciais benefícios que podem acontecer apenas por dormir virado para o lado esquerdo.

Sistema linfático

De acordo com a Medicina Ayurveda, dormir virado para o lado esquerdo permite que seu corpo melhore a filtração do fluido linfático e de resíduos através dos gânglios linfáticos. Isso acontece porque o lado esquerdo do nosso corpo é o lado linfático dominante.

Uma pesquisa descobriu que dormir sobre o lado esquerdo também pode ajudar os resíduos do processo do corpo para o cérebro. Em contraste, dormir virado para o lado direito pode diminuir a eficiência do sistema linfático.

Digestão

A digestão pode ser melhorada ao dormir virado do lado esquerdo por uma questão de gravidade, pois permite que os resíduos de alimentos passem mais facilmente do intestino grosso para o cólon.

Isso significa uma maior propensão a ter um movimento intestinal ao acordar. Dormir sobre o lado esquerdo também permite que o estômago e o pâncreas fiquem naturalmente pendentes, aprimorando o desenvolvimento de enzimas pancreáticas e outros processos digestivos.

Coração

Há muitos anos, os médicos recomendam que as mulheres grávidas durmam viradas para a esquerda, a fim de melhorar a circulação para o coração. Não somente grávidas, mas também os homens se beneficiam. Dormir sobre o lado esquerdo pode ajudar a evitar pressão no coração. Isso ocorreu porque a gravidade pode facilitar não apenas a drenagem linfática, como também a circulação aórtica longe do coração.

Gestação segura

Dormir sobre o lado esquerdo não só melhora a circulação das mulheres grávidas, como também pode ajudar a aliviar a pressão do peso nas costas, evitar que o útero aperte o fígado e aumentar do fluxo de sangue para útero, rins e feto.

Azia

Um estudo publicado no The Journal of Clinical Gastroenterology descobriu que dormir para o lado esquerdo pode ajudar a reduzir os sintomas de refluxo ácido no estômago, pois ele está do lado esquerdo do corpo.

Porém, deitar virado para o lado direito pode agravar estes sintomas. Os efeitos são bastante imediatos, portanto, da próxima vez que tiver azia após uma refeição, tente deitar-se por 10 minutos virado para o lado esquerdo.

Dores nas costas

Pessoas que sofrem de dor nas costas crônica podem se beneficiar ao deitar-se sempre viradas à esquerda. Uma vez que dormir de lado pode aliviar a pressão sobre a coluna vertebral. O benefício também ocorre ao deitar-se para a direita, mas é melhor não esquecer as recomendações já citadas. Sentindo-se mais confortável, as chances de conseguir uma boa noite de sono também aumentam.

Fonte(s): LifeHack Imagens: Reprodução / Redes Sociais

Jornal Ciência