A chave para a felicidade? Tirar uma soneca de 30 minutos

de Julia Moretto 0

O segredo da felicidade pode ser tirar uma soneca rápida durante o dia, sugere uma nova pesquisa. Um estudo descobriu que cochilar cerca de 30 minutos melhora a nossa sensação de bem-estar, bem como aumenta o desempenho. 

Os pesquisadores até sugeriram uma nova palavra para descrever o sentimento satisfeito após um breve sono: “nappiness”. 

“Pesquisas anteriores mostraram que cochilos de menos de 30 minutos tornam você mais focado, produtivo e criativo, e esses novos achados sugerem que você também ser mais feliz apenas tirando uma soneca curta”, explica o professor Richard Wiseman, da Universidade de Hertfordshire. 

No entanto, o estudo constatou que aqueles que tiraram soneca por mais tempo são menos felizes do que aqueles que não tiravam cochilo. 

Mais de 1.000 pessoas participaram do estudo, realizado para o Festival Internacional de Ciência de Edimburgo.  

Entre os participantes, 66% das pessoas que dormiam menos de meia hora relataram se sentir felizes, comparados com 56% das pessoas que tiraram longos cochilos e 60% que nunca dormiam. 

Os que tiravam um curto cochilo tiveram uma pontuação média de felicidade de 3,67 em uma escala de cinco pontos, os com cochilos curtos 3,52 e os de longos cochilos de 3,44. 

A pesquisa também mostrou que 43% dos participantes com idades entre os 18 e 30 anos tiravam sonecas longas durante o dia, em comparação com apenas 30% dos mais de 50.

“Um grande corpo de pesquisa mostra que sonecas curtas impulsionam o desempenho no trabalho. Muitas empresas altamente bem-sucedidas, como a Ben & Jerry’s e a Google, instalaram espaços de soneca, e os funcionários precisam acordar para o lado positivo de cochilar no trabalho”, disse o professor Wiseman.

Uma pausa de apenas 20 a 30 minutos melhora a criatividade, foco e desempenho.

Fonte: Daily Mail Foto: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência