O que acontece se não removermos a maquiagem antes de dormir?

de Merelyn Cerqueira 0

Admita, se você usa maquiagem, alguma vez (ou vezes) já deve ter ido para a cama sem removê-la. Pode ser que você só estivesse cansado demais para isso, ou simplesmente tenha esquecido, o importante é se certificar que isso não se torne um hábito.

 

Esses produtos, basicamente, foram criados para que possamos nos sentir mais seguros com a aparência e até acentuar a beleza individual. Contudo, durante o sono, eles podem ter um efeito contrário. Como sabemos, nossa pele é coberta por poros, que permitem não só a liberação de suor, como também de uma matéria oleosa chamada sebo – responsável por impermeabilizar e lubrificar a pele – proveniente das glândulas sebáceas.

 

Esse mesmo sebo também ajuda a remover as células mortas e outros componentes que irritam os poros. O grande problema com as maquiagens é que elas obstruem esses pequenos poros, acumulando sebo e impedindo que ele realize o seu trabalho. Assim, uma vez que esse acúmulo acontece, há a formação da acne.

 

Além disso, conforme afirmado pelo dermatologista e cirurgião plástico Dr. Joel Schlessinger, ao Muy Interesante, quando dormimos de maquiagem, basicamente, estamos convidando as rugas a aparecerem mais cedo em nossa pele. Os poluentes ambientais adquiridos durante o dia somados ao acúmulo de maquiagem se infiltram nos poros, causando danos à elastina e ao colágeno da pele. E é exatamente isso que acelera o processo de envelhecimento, resultando nas rugas.

 

Então, se você quiser evitar rugas e espinhas, o ideal é utilizar um demaquilante todas as noites antes de dormir. Além disso, é essencial remover toda a maquiagem presente na região dos olhos, pois ela pode causar irritação, reações alérgicas e até mesmo infecções.

[ Muy Interesante ] [ Fotos: Reprodução / Muy Interesante ]

Jornal Ciência