Por que nós sempre associamos a letra “Z” na simbologia “zzzz” ao ato de estar dormindo?

de Merelyn Cerqueira 0

Por quase todo o mundo, a letra Z, especificamente, está associada ao ato de dormir ou roncar.

Para começar, seu uso como representação do ronco é uma invenção relativamente recente, disseminada pelo advento dos quadrinhos. Segundo Cecil Adams, autor do The Straight Dope, uma coluna do jornal Chicago Reader, o primeiro uso do “zzz” para representar o ronco (sono) foi feito em 1924, pela American Dialect Society – uma entidade dedicada ao estudo da língua inglesa na América do Norte. Contudo, de acordo com Adams, isso implicava que a expressão já estava em uso há algum tempo.

Os Sobrinhos do Capitão.
Os Sobrinhos do Capitão.

Segundo ele, o primeiro uso dessa onomatopeia foi feito por Henry Thoreau, em 1852, contudo, ela não representava o ronco, e sim o barulho de um grilo. Pesquisando através dos bancos de dados, ele descobriu que, em 1916, na seção de humor da revista Boys’ Life, um quadrinho intitulado “Krazy Kat”, mostrava a expressão, que era feita por um urso enquanto dormia.  

Avançando em suas pesquisas ele descobriu que, em 1903, uma edição do quadrinho chamado “Os Sobrinhos do Capitão”, criado pelo alemão Rudolph Dirks, já mostrava o uso do “zzzz” como representação do sono. Mais adiante, em 1907, na edição de Fineheimer Twins (uma imitação de ‘Os sobrinhos do Capitão), ele encontrou na ilustração de um personagem dormindo, expressões como “grkkkk” e “zzzcrrrkkkk”, além de “zzz”.

cebolinha-dormindo

No entanto, Adams contou que não conseguiu determinar, de fato, o porquê da escolha da letra para representar o ronco ou sono. De acordo com suas pesquisas, ele acredita que o quadrinista alemão foi o primeiro a utilizar a expressão nos quadrinhos americanos com tal finalidade. Assim, o pesquisador sugeriu que o sotaque dele pode ter influenciado a associação. Mas, não achou nada que pudesse comprovar sua teoria.

Para confundir ainda mais, ele descobriu que na Alemanha, o ronco é simbolizado pelas letras “chrrr”, enquanto que na França “rrooooo” ou “rrr”, no Japão “guu guu” ou “hu lu”, e na Finlândia “kroohpyyh”. Já pelo resto do mundo o “zzz” se popularizou.

[ Straightdope ] [ Foto: Reprodução / Turma da Mônica / Garfield ]

Jornal Ciência