TOP 5 produtos que você ficará chocado ao descobrir do que eles realmente são feitos

de Redação Jornal Ciência 0

Quando falamos em “ingredientes secretos” o que vem à mente são pratos bem elaborados que escondem segredos saborosos.

No entanto, alguns dos chamados produtos industrializados, que comumente encontramos nos supermercados, também podem conter esses “segredos”, embora não de uma forma positiva. 

Dito isso, na lista abaixo você confere cinco desses produtos, cuja preparação pode não ser tão apetitosa quando a aparência.

1 – Balas de gelatina

alimentos-2

Se as balas de gelatina estão entre a sua dose diária de diversão, sendo você criança ou não, talvez seja difícil olhá-las da mesma maneira quando você descobrir que elas são feitas de pele de porco. 

Primeiro, a pele é desinfetada e torrada. Em seguida, empilhada em uma máquina que a transforma em goma congelada.

A partir daí, a gelatina é preparada em tiras, para depois serem adicionados os sabores e químicos adequados, que incluem ácidos como o cítrico, láctico, fumárico e málico, aromatizantes, lubrificantes, cera de abelha, óleo de coco, cera de carnaúba, óleo mineral, óleo de soja hidrogenado e esmalte. Por fim, o corte é realizado para que ela receba formato que conhecemos.

2 – Kani-kama

alimentos-3

Okani é uma iguaria feita de frutos do mar processados. No processo também são adicionados amido e pó de peixe-branco (surimi) para simular o sabor de caranguejo.

No entanto, apenas simular, porque o total de caranguejo utilizado é zero. Os principais ingredientes do kani-kama incluem trigo, clara de ovo, enzima transglutaminase e corante artificial vermelho.

3 – Pringles

alimentos-4

A luxuosa Pringles não é exatamente batata, mas sim uma mistura de arroz, trigo, milho e flocos de batata moldados. 

O corte fino é complexo o suficiente para que os chips não precisem de muita massa. Depois de movida até um transportador, a massa é pressionada nos moldes, dando os ajustes curvados.

Os petiscos então são imersos em óleo quente e fritos por alguns segundos.  Em seguida, são secos e polvilhados com temperos, até que são empilhados e embalados.

4 – Sumo

alimentos-5

Para a produção do sumo, após o fruto ser cultivado e selecionado, ele é lavado e limpo antes de ser espremido.

Uma vez feito isso, o sumo é pasteurizado para que possa durar por mais tempo, algo que é amplamente aceito uma vez que ajuda a manter os nutrientes naturais e “qualidade premium” do suco. 

No entanto, se o sumo for concentrado, mais alguns processos precisam acontecer.

O caldo é aquecido para evaporar a água, em seguida, conservantes são adicionados por osmose inversa.

Depois, adiciona-se água a esse sumo para que se torne um suco. Eventualmente, ele é empacotado com vitaminas e minerais, que são perdidos pelos efeitos da luz, ar e temperatura.

5 – Batom

alimentos-6

Os principais ingredientes para a produção de um batom incluem cera, óleo, álcool e pigmento. A cera envolve uma combinação de três tipos: cera de abelha, carnaúba e candelilla.

Os óleos, por sua vez, incluem óleo vegetal, mineral, de rícino ou lanolina. Fragrâncias e corantes também são adicionados, bem como conservantes e antioxidantes. 

A lanolina é uma substância obtida a partir da lã de ovelha, que é fervida até o ponto de cera. O processo de fabricação do batom ocorre em poucas etapas: fusão para a mistura da massa, aplicação da massa no tubo e embalagem.

Uma vez que a massa do batom pode ser misturada e armazenada para uso posterior, a data da embalagem é muito variável, dependendo de sua comercialização. Agora, considere que uma mulher que usa batom regularmente pode engolir cerca de 4 quilos de batom durante toda a sua vida.

Fonte: Para os Curiosos Fotos: Reprodução / Para os Curiosos

Jornal Ciência