Conheça grandes mitos relacionados à saúde e descubra a verdade sobre eles

de Merelyn Cerqueira 0

Constantemente aparecem novos estudos científicos que contradizem tudo o que a gente sempre acreditou sobre saúde. Para ajudá-lo a analisar o que é verdade, a Business Insider respondeu algumas das dúvidas mais frequentes sobre saúde, baseando-se no livro “Your Health: What Works, What Doesn’t” (Sua Saúde: o que funciona, o que não funciona) escrito pelos editores da revista Reader’s Digest. Separamos algumas das populares:

1 – O açúcar te deixa agitado?

Não. Segundo um estudo publicado Instituto nacional de Saúde dos Estados Unidos, os aditivos e corantes dos alimentos têm efeitos pequenos e não representam a maioria dos casos de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Esse mito começou na década de 70, quando um médico escreveu para a Academia Americana de Pediatria dizendo que acreditava que o açúcar era uma das principais causas da hiperatividade em crianças. No entanto, a pesquisa mencionada acima provou que o açúcar não tinha nenhum efeito sobre comportamento ou desenvolvimento cognitivo das crianças e que essa condição pode estar relacionada a fatores genéticos ou ambientais.

2 – O xarope para tosse realmente funciona?

Ao que tudo indica, não. E já faz um tempo que os médicos começaram a concordar com isso. Em 2014, pesquisadores australianos publicaram, pela Wiley Online Library, conclusões semelhantes a respeito do uso de xaropes.

Dizendo que eles contêm doses pequenas de codeína e anti-histamínicos, que não são eficazes e podem ser prejudiciais para as crianças. Eles sugerem que antitussígenos, tal como a Levodropropizina, sejam mais eficazes para o tratamento da tosse.

3 – O azeite de oliva ajuda a prevenir doenças cardíacas?

Sim. E aqui vai uma desculpa para começar a colocar azeite em tudo: cientistas descobriram uma ligação entre comer mais azeite e a diminuição de risos de doenças cardíacas.

O estudo, que foi publicado em 2015 pela revista média JAMA, também comprovou – a partir de um experimento com mulheres de meia idade – que uma dieta incluindo azeite ajuda a reduzir o risco de câncer de mama.

4 – Você precisa usar filtro solar com um fator de proteção superior a 30?

Não. Segundo a Food and Drug Administration (FDA), uma agência americana semelhante à Anvisa, o mais importante em um protetor solar é que ele seja de amplo espectro, ou seja, se a proteção é para raios UVB e UVA – que se diferenciam nos efeitos de vermelhidão da pele, sendo o UVB mais forte. Isso não significa que você deva deixar de usar protetores solares com filtro de proteção 50, eles são mais seguros. No entanto, um de 15 FPS que seja de amplo espectro pode ser ainda mais. 

5 – Andar é tão eficiente quanto correr?

Sim. Porém, isso vai depender do efeito que você está procurando. Se está interessado em melhorar a saúde de seu coração, os dois métodos são eficientes. Caso seu interesse seja perder peso, um exercício ativo e dinâmico pode ser mais recomendável. Além disso, correr pode ser muito benéfico para os joelhos, de acordo com um estudo realizado por alunos da Escola de Saúde Pública e Medicina Preventiva, na Austrália e publicado pela NPR, uma rede de rádio pública nos EUA. 

6 – Beber suco de frutas é tão saudável quanto comer uma fruta?

Não. Um estudo realizado em 2014 e publicado pela revista Agricultural and Food Chemistry, comparou o suco de laranja com a fruta e mostrou que o suco pode perder muitos nutrientes durante o processo, como flavonoides e carotenoides, em comparação com a fruta em si. Se você está procurando pelo melhor dos dois mundos, a sugestão é que use polpas de frutas, pois elas são capazes de preservar um pouco mais dos nutrientes.

 7 – Assistir TV pode arruinar sua visão?

Não. De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia, olhar paras as telas de LCD ou outros dispositivos não vai arruinar sua visão. Esse mito começou da década de 60 por causa das TVs com defeito que emitiam radiação (e que foram rapidamente retiradas do mercado). Sendo assim, se você estiver vendo TV e sentir que seus olhos estão um pouco cansados, tudo o que precisa fazer é uma pausa.

Fonte: Business InsiderNimh / Jama / Online Library Foto: Reprodução / Youtube

Jornal Ciência