TOP 6 grandes mitos relacionados ao câncer que você ainda acredita!

de Merelyn Cerqueira 0

Constantemente fatalidades envolvendo a doença aparecem nas famílias, amigos e até mesmo entre as celebridades mais queridas. Por conta disso, boatos relacionados aos riscos de adquirir a doença e aos métodos de tratamento foram disseminados pela população.

São teorias que envolvem o açúcar como um fator de risco e suplementos feitos a partir da cartilagem de tubarões para evitar a doença. O canal SciShow desvendou seis desses mitos e nós os separamos para você conferir:

1 – Suplementos feitos a partir da cartilagem de tubarão curam o câncer?

Cientistas injetaram uma substância cancerígena em tubarões, no entanto, os animais nunca desenvolveram a doença. Talvez o fato de eles serem compostos, principalmente, de cartilagem e os tumores precisarem se alimentar dos suprimentos encontrados no sangue, explique o acontecimento. Além disso, certas substâncias inseridas na cartilagem podem impedir que os vasos sanguíneos se formem, sendo assim, o fornecimento de sangue para o crescimento do tumor seria cortado.

Porém, o que beneficia os animais nem sempre pode beneficiar humanos. Cientistas da Universidade de Miami, na Flórida, descobriram que os tais suplementos feitos a partir da cartilagem do tubarão não garantem nenhuma prevenção contra o câncer e ainda aumentam o risco de doenças neurodegenerativas.

2 – Açúcar aumenta o risco de câncer?

A dúvida envolve o fato de açúcar ser convertido em energia e a ideia de que as células cancerosas precisam de muito mais glicose para funcionar do que as outras células. Sendo assim, quanto maior o consumo de açúcar, maior o risco de câncer, certo? Não exatamente. Estudos recentes mostram que as células cancerosas são capazes de conseguir açúcar, você ingerindo ele ou não. Ou seja, mito.

3 – Antioxidantes curam o câncer?

Muito populares entre pessoas preocupadas com a saúde, os antioxidantes já foram envolvidos em uma teoria de combate ao câncer. Segundo essa ideia, eles seriam capazes de desacelerar o dano celular que levaria ao desenvolvimento da doença. Isso fez com que as pessoas começassem a ingerir suplementos ricos nessa substância.

Cientistas da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, foram testar sua eficácia e acabaram descobrindo que os antioxidantes, na realidade, aceleraram a progressão do câncer no organismo de roedores. O que os levou a acreditar que a ideia foi, possivelmente, promovida pela indústria dos suplementos alimentícios.

4 – Biópsias podem acelerar o desenvolvimento do câncer?

A biópsia nada mais é do que a coleta de uma amostra de tecido ou de células de um tumor para que um estudo seja feito. No entanto, já pensaram que ela aceleraria o desenvolvimento da doença.

A crença surgiu quando 30% dos casos de câncer de mama foram relacionados à biópsia. No entanto, conforme um estudo realizado por cientistas da Universidade de San Diego, Califórnia, publicado pela revista Science, o fato está associado somente ao câncer de próstata. Este câncer realmente pode ser acelerado após a realização do procedimento.

5 – O câncer é uma doença moderna?

Nos últimos tempos a ciência foi capaz de descobrir cada vez mais fatores potencialmente cancerígenos, entre eles, radiação solar, fumaça resultante da queima de madeira e até mesmo causas genéticas. Você pode verificar que eles também estavam presentes entre os nossos antepassados. Por isso, o câncer deve ser considerado uma doença antiga e onipresente. Foram encontradas evidências de sua presença há 3 mil anos atrás, através de estudos de fósseis de seres humanos e dinossauros.

6 – Câncer é uma das maiores causas de morte?

Sim. Além disso, as taxas estão aumentando nos países em desenvolvimento e caindo entre os países desenvolvidos. Nos Estados Unidos por exemplo, melhorias nos métodos de tratamento e prevenção ajudaram bastante. Contudo, as pessoas estão vivendo mais, e isso explica o aumento nos números de casos de câncer. Nosso corpo tem mais tempo para desenvolver a doença.

[ Medical Daily ] [ Foto: Reprodução / Flysix ]

Jornal Ciência