Muitas vezes alguém diz ou sente que após ficar estressado surge alguma enfermidade na pele. Isso pode acontecer após alguma discussão, situação estressante, pressão emocional.
O fato é que muita gente tem urticária, como uma reação alérgica, logo após estes episódios. A questão é: existe uma explicação científica para isso? Realmente podemos ter alergia na pele por estresse?
A resposta é sim. Alguém pode ter uma reação alérgica por estresse agudo, nervosismo ou por discutir com alguém. Mas, qual a explicação para isso? Na verdade, não é uma alergia em si.
De acordo com o médico Dr. Daniel Lopez Rosetti, no cérebro existe uma área chamada hipotálamo e é ele que gera uma substância chamada CRH que significa Hormônio Liberador de Corticotropina.
O hipotálamo libera essa substância sempre existe uma situação de estresse e nervosismo. Ela então flui pelo sangue e alcança todo o corpo, atingindo células chamadas mastócitos, que estão sob nossa pele.
Quando o hormônio CRH atinge essas células, elas liberam as substâncias histamina que gera a urticária, a coceira, a vermelhidão. Exatamente como ocorre nas reações alérgicas.
Mas, neste caso não se trata de uma alergia comum, mas sim uma reação emocional a uma circunstância. Muitas pessoas sentem estresse e começam a coçar a pele em um processo bastante rápido.
A ciência ainda está longe de compreender completamente a complexa relação entre corpo e mente e muitas perguntas sobre a relação entre os dois estão sem respostas.
Fonte(s): Infobae Imagens: Reprodução / MDSaúde