Por que o estresse causa alergia na pele?

Uma discussão ou episódio traumático pode causar manchas ou urticária semelhantes a uma reação alérgica. Qual é o papel do cérebro?

de Redação Jornal Ciência 0

Muitas vezes alguém diz ou sente que após ficar estressado surge alguma enfermidade na pele. Isso pode acontecer após alguma discussão, situação estressante, pressão emocional.

O fato é que muita gente tem urticária, como uma reação alérgica, logo após estes episódios. A questão é: existe uma explicação científica para isso? Realmente podemos ter alergia na pele por estresse? 

A resposta é sim. Alguém pode ter uma reação alérgica por estresse agudo, nervosismo ou por discutir com alguém. Mas, qual a explicação para isso? Na verdade, não é uma alergia em si. 

De acordo com o médico Dr. Daniel Lopez Rosetti, no cérebro existe uma área chamada hipotálamo e é ele que gera uma substância chamada CRH que significa Hormônio Liberador de Corticotropina.

O hipotálamo libera essa substância sempre existe uma situação de estresse e nervosismo. Ela então flui pelo sangue e alcança todo o corpo, atingindo células chamadas mastócitos, que estão sob nossa pele.

Quando o hormônio CRH atinge essas células, elas liberam as substâncias histamina que gera a urticária, a coceira, a vermelhidão. Exatamente como ocorre nas reações alérgicas.

Mas, neste caso não se trata de uma alergia comum, mas sim uma reação emocional a uma circunstância. Muitas pessoas sentem estresse e começam a coçar a pele em um processo bastante rápido.

A ciência ainda está longe de compreender completamente a complexa relação entre corpo e mente e muitas perguntas sobre a relação entre os dois estão sem respostas.  

Fonte(s): Infobae Imagens: Reprodução / MDSaúde

Jornal Ciência