TOP 11 sons mais irritantes do mundo

de Julia Moretto 0

Quem nunca escreveu em um quadro negro com giz e raspou a unha nele sem querer? Ou então, observava a professora escrevendo e de repente ouviu aquele barulho chato?

Em qualquer uma das situações, certamente a sensação foi horrível e inexplicável. Apesar de unânime, pesquisas sugerem que esse barulho é um tipo especial de horror.

O nosso ouvido é extremamente sensível, e o som do arranhão fica entre 2000 e 4000 Hz, fazendo com que o barulho seja insuportável para nós. “Algumas frequências são amplificadas devido à anatomia do canal auditivo”, comentam os musicólogos Cristoph Reuter, da Universidade de Viena, e Michael Oehler, da Universidade Macromedia para Mídia e Comunicação, em Colônia, na Alemanha. Ou seja, o grande causador desse problema é o formato do nosso ouvido.

Para realizar o estudo, os cientistas disponibilizaram aos voluntários dois sons desagradáveis: unhas no quadro negro e barulho de giz na lousa. Porém, antes disso, os pesquisadores disseram a metade dos participantes que eles ouviriam música contemporânea. Já a outra metade sabia dos sons que iria ouvir.

O que surpreendeu os estudiosos é que ambos grupos reagiram fisicamente ao som, com resposta elétrica da pele. Essa situação ocorre em situações de terror e é identificada como num teste poligráfico. Os que pensavam que ouviriam música contemporânea acharam o som mais tolerável, porém não gostaram. Isso sugere que o psicológico tenha um papel fundamental na qualificação do som.

Em 1986, pesquisadores comprovaram que apenas pensar nas unhas arranhando um quadro negro causava o mesmo efeito que presenciar a cena. Porém, há diversos sons que nos incomodam. Pensando nisso o professor Trevor Cox, da Universidade Salford, de Manchester, na Inglaterra, coletou cerca de 1,1 milhão de opiniões no mundo sobre 34 sons irritantes. Confira os 11 sons mais temidos:

1 – Barulho de vômito

 

2 – Microfonia

 

3 – Bebê chorando

 

4 – Trens arranhando trilhos

 

5 – Uma roda sem lubrificação

 

6 – Violino desafinado

 

7 – Pum

 

8 – Pessoas discutindo

 

9 – Som de eletricidade 

 

10 – Pessoas comendo de boca aberta

 

11 – Unhas arranhando um quadro negro


[ Mental Floss ] [ Fotos: Reprodução / Aichezine ]

Jornal Ciência