Seu cão se comporta mal? Talvez você seja neurótico

de Merelyn Cerqueira 0

Segundo uma pesquisa, os proprietários dos cães exercem influência sobre sua personalidade. Um estudo descobriu que os cães pertencentes a proprietários neuróticos são menos capazes de lidar com o estresse, enquanto as pessoas relaxadas tinham animais mais relaxados e amigáveis.

 

Depois de 30.000 anos de convivência conosco, os cães reconhecem nossas emoções e podem até “absorvê-las”, de acordo com pesquisadores da Universidade de Viena. Os mesmos resultados se aplicam a cães com ansiedade e aqueles cujos proprietários não são sensíveis às suas necessidades. Cães estressados ​​tendem a lamber seus lábios e bocejar, ou se afastar de objetos e situações estressantes.

 

Iris Schoberl, autora principal do estudo publicado na revista PLOS One, disse: “Os proprietários se comportam de forma diferente porque são pessimistas ou neuróticos, e talvez os cães leiam as emoções de seus donos e pensem que o mundo é mais perigoso, então são mais reativos a isto. Parece que as pessoas pessimistas têm cães que são piores em lidar com o estresse do que outros.

 

A pesquisa afirma que os cães são sensíveis aos estados emocionais dos seus donos, das mulheres em particular, por terem relações mais fortes com seus animais. Como resultado, pode ocorrer “contágio emocional” e alguém neurótico pode transformar a personalidade do animal de tranquila para mais difícil.

 

Isso foi testado separando e reunindo os cães de seus donos e apresentando-os para uma nova sala, bem como tarefas desafiadoras para ambos, como caminhar sobre uma ponte de malha de arame ou sentar em um pódio bamboleante. Os cães também foram expostos a uma situação ligeiramente ameaçadora, com um estranho vestindo uma capa e máscara de esqui se aproximando deles.

 

Cães com donos que obtiveram pontuação elevada para neurose em um questionário mostraram menos variação em seus níveis de cortisol, um sinal de não conseguir lidar com as situações estressantes. Animais com maiores alterações nos níveis de cortisol mostram que são suficientemente resilientes para reduzir o seu próprio estresse.

 

Estresse é preocupante para os cães, que podem ofegar, babar ou esquecer de fazer suas necessidades nos lugares apropriados. A ansiedade também pode causar agressão ao humano. Um estudo realizado pelo especialista em suplementos Pettura descobriu que os cães ficam mais estressados ​​com fogos de artifício, seguidos por trovões, veterinário, reunião com outros cães e ser deixado sozinho.

 

Carolyn Menteith, especialista em comportamento canino, disse: “Muitas vezes, as pessoas esquecem o quanto os nossos cães nos observam, nos estudam e aprendem de nós a como se comportarem em situações diferentes e especialmente novas.

 

Quanto mais confiantes nos aproximamos de novas situações, informamos nosso cão se essa situação é segura ou perigosa, assim como a experiência do passado“. Pesquisas anteriores descobriram que os cães machos pertencentes a mulheres são menos sociáveis ​​e relaxados do que aqueles pertencentes a homens, com estudos também sugerindo que as mulheres são mais propensas a terem neuroses ou ficarem ansiosas.

 

Não são só proprietários neuróticos têm menos cachorros emocionalmente resistentes, mas aqueles que não conseguem cuidar dos seus cães também: “precisamos dar atenção o suficiente ou o animal pode sofrer de ansiedade de separação.” O estudo afirma que a personalidade de um cão, descrita em um questionário por proprietários, não foi tão importante como a do proprietário na determinação de como eles reagem a situações difíceis. Concluindo: “Em geral, os proprietários relaxados tendem a ter cães relaxados e amigáveis.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência