A verdade sobre os cães que andam como seres humanos

de Gustavo Teixera 0

Um vídeo de um cachorro andando ereto, como um humano, se tornou viral recentemente.

Jornal Ciência no seu WhatsApp

Clique aqui (61) 98302-6534, mande “olá” e salve nosso número nos seus contatos. Você receberá notícias do Jornal Ciência diretamente no seu celular.

O cachorro se chama Smol Bean e pertence a um homem conhecido como Zhu, que vive na província de Sichuan, na China. 

Nos vídeos, o cachorro parece animado por estar usando roupas e anda em duas patas por cerca de dois quilômetros. 

Enquanto alguns acharam fofo esse comportamento do cão, outras pessoas começaram a questionar o que estava acontecendo.

Existem canais em sites parecidos com o YouTube onde treinadores mostram aos donos de cães como treiná-los para andar apenas com as patas traseiras. Esses vídeos tutoriais são muito violentos, e além da violência física, existe ainda a tortura psicológica. 

O cachorro passa a viver com medo de colocar as 4 patas no chão e recebe pancadas na cabeça como punição se o fizer. A postura ereta é uma das características essenciais do Homo sapiens. Apenas seres humanos possuem estrutura óssea para ficarem nessa posição.

Segundo o veterinário Cláudio M. Ferreira, da Clínica WestPet, no Rio de Janeiro, estes cachorros certamente têm muitas dores.

“Está havendo uma sobrecarga no esqueleto do animal e comprometimento da musculatura. Está tudo fora de prumo. Esta sobrecarga vai, obviamente, diminuir a expectativa de vida do animal. Além de tudo, no aspecto social é uma atitude monstruosa por parte do tutor do cão”, afirmou o especialista.

Fonte: Diário de Biologia Fotos: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência