Já reparou que cães e gatos possuem pequenos “bolsos” nas orelhas?

de Merelyn Cerqueira 0

Se você tem um cão ou gato em casa, certamente já deve ter notado a presença de pequenos “bolsos” nas orelhas dos animais. Mas, para que eles servem? Primeiramente, considere que esta é uma característica comum em muitos animais, as formações são chamadas de “bolsos de Henry”.

2 (1)

Embora sejam considerados necessários, os cientistas ainda não entraram em consenso sobre sua exata função. O argumento mais comum sugere que eles têm a mesma função que o tragus da orelha humana, de refletir e direcionar o som.

 4

No entanto, alguns cientistas discordam, afirmando que a localização dos bolsos pouco interfere na distribuição do som e que ele serviria como algum tipo de reforço anatômico para suportar as grandes orelhas dos animais e permitir que fiquem sempre esticadas para que ouçam melhor.

3

Há ainda quem especule que os bolsos de Henry funcionam como uma espécie de válvula para ajudar, no caso de necessidade, a fechar as orelhas, protegendo as sensíveis terminações nervosas, sem interferir tanto na audição do animal.

[ Ofigenno ] [ Fotos: Reprodução / Ofigenno ]

Jornal Ciência