Por que gatos gostam tanto de caixas?

de Gustavo Teixera 0

Muitas pessoas que possuem gatos de estimação já devem ter reparado que eles são chegados em caixas, principalmente de sapatos e caixas de papelão. Porque eles gostam tanto de caixas?

Esse gosto por caixas está relacionado com a vantagem de predação que a caixa pode proporcionar. Mas existem outros fatores que explicam essa obsessão dos gatos por caixas. Confira:

fato-caixa

Conforto e segurança

Após 50 anos de pesquisa de comportamento dos gatos, foi concluído que os gatos procuram por conforto e segurança. Portanto, eles procuram uma caixa pois nelas se sentam melhor. 

A veterinária Claudia Vinke, da Universidade e Utrecht, na Holanda estudou os níveis de estresses em gatos.

Ela deu caixas a um grupo de gatos de um abrigo e não deu para um outro grupo de gatos. Os resultados revelaram que aqueles que ficaram com as caixas eram menos estressados e mais dóceis.

Isolamento social

Os felinos preferem fugir de um conflito do que encarar a briga. Portanto a caixa, em alguns casos, serve como refúgio social. A caixa, nessas situações pode oferecer um abrigo seguro para estes bichinhos de estimação.

Temperatura

De acordo com um estudo realizado em 2006 pelo Conselho Nacional de Pesquisa dos EUA, gatos se sentem confortáveis entre 30 a 36 graus Celsius. 

Portanto, é por isso que é possível ver alguns gatos se esparramando no asfalto quente. A caixa de papelão nesse caso, serve como um bom isolante térmico, e assim os gatos procuram uma caixa para ficarem quentes e confortáveis.

Fonte: Wired Fotos: Reprodução / Wired

Jornal Ciência