TOP 7 motivos científicos para você ter um gato

de Merelyn Cerqueira 0

Que o cachorro é o melhor amigo homem, nós não temos dúvidas. Já os gatos, que sempre foram marginalizados por conta de sua independência, mostraram-se capazes de trazer benefícios para a saúde de uma pessoa. Sendo assim, se você é apaixonado por gatos ou está procurando motivos para adquirir um, listamos algumas razões cientificamente comprovadas que vão te ajudar a entender melhor a relação entre felinos e humanos:

1 – Eles podem te ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas

Assim como os cães, os gatos são capazes de ajudar a reduzir os níveis de estresse de uma pessoa. Uma pesquisa realizada em 2009 por neurologistas, e publicada no Journal of Vascular and Interventional Neurology, comprovou uma diminuição de riscos de morte por doenças cardíacas entre as pessoas que possuem gatos.

2 – Eles podem ser muito benéficos para crianças com autismo

 Segundo pesquisadores da Universidade de Missouri, a interação social das crianças com autismo melhorou muito quando elas estavam cercadas de animais de estimação. No estudo, metade das famílias possuía gatos, e os pais relataram a existência de fortes ligações entre os bichanos e as crianças.

Segundo Gretchen Carlisle, pesquisadora do Centro de Pesquisas em Interação Humano-Animal, aprender esse tipo de habilidade é bem difícil para as crianças com autismo, no entanto, o estudo demonstrou uma certa melhora nas crianças que viviam com animais de estimação.

3 – O ronronar dos gatos pode ajudar a curar ossos, tendões e músculos

O ronronar deles não demonstra apenas que estão felizes, o som também foi associado a uma capacidade de cura terapêutica em ossos e músculos humanos. Essa capacidade tem a ver com a frequência das vibrações, que pode alcançar até 140Hz.

Com isso, estudos realizados pela Escola Universitária de Medicina Veterinária da Califórnia, e publicados pela Scientific American, mostram que frequências entre 18-35Hz têm um efeito positivo sobre a mobilidade das articulações. Com isso, os cientistas comprovaram que a frequência do ronronar dos gatos pode ajudar na cicatrização de ossos e músculos.

4 – Eles podem te ajudar na hora da conquista

Mais especificamente, eles podem ajudar os homens. Segundo um estudo conduzido pelo especialista June Nicolls e publicado pela PR Newswire, as mulheres são mais propensas a serem atraídas por homens que com animais de estimação. Elas se mostraram muito mais receptivas e solidárias aos homens com gatos e ainda os consideraram como os mais bonitos.

5 – Podem ajudar a diminuir o risco de alergias e infecções respiratórias

Em um estudo publicado pela revista Pediatric, pesquisadores revelaram que o contato com cães e gatos durante a infância pode reforçar o sistema imunológico das crianças, aumentando as defesas, particularmente contra as doenças respiratórias.

De acordo com um estudo publicado pela American Academy of Allergy, Asthma & Immunology, crianças que vivem em ambientes urbanos, e que possuem um contato maior com bactérias, desenvolvem uma sensibilidade maior para alergias. Já os bebês que cresceram expostos a gatos, baratas e ratos tiveram uma probabilidade menor de desenvolverem alergias.

6 – Eles causam um impacto positivo na saúde mental  

Se você precisava de mais um motivo para abraçar o seu gato, saiba que eles causam um impacto muito grande no seu bem-estar.

De acordo com uma pesquisa realizada em 600 pessoas pela Mental Health Foundation, na qual metade tinha problemas de saúde mental, 87% dos donos de gatos afirmaram sentir que seus animais causavam um impacto muito positivo em seu bem-estar. 76% afirmaram que encontrar maneiras de lidar com os dias ruins também era mais fácil quando tinham a presença de um gato.

7 – Vídeos de gatos também fazem bem para sua saúde

Cientificamente comprovado: os vídeos de gatos também causam um impacto positivo na sua saúde, além de serem bem populares. Um estudo realizado pela Universidade de Bloomington em Indiana, com mais de 7 mil pessoas, descobriu que assistir a esses vídeos aumenta a energia das pessoas e causa emoções positivas.

Segundo Jessica Myrick, professora assistente: “Algumas pessoas podem pensar que assistir vídeos de gato não é um assunto sério o suficiente para realizar uma pesquisa acadêmica, mas o fato é que ele é uma das coisas mais populares da internet de hoje”, disse. “Mesmo se eles estiverem assistindo para procrastinar, enquanto deveriam estar trabalhando, isso pode ajudá-los, posteriormente, com tarefas difíceis”, completou.

[ Metro / NCBI / PR News Wire / Universidade de Indiana ] [ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência