Por que os gatos odeiam pepinos? Entenda por que você não deveria assustá-los com isso!

de Merelyn Cerqueira 0

Você já deve ter visto por aí uma série de GIFs ou vídeos mostrando pessoas assustando seus gatos com pepinos. Essa tendência revela um comportamento que, apesar de ser motivo de graça para alguns, pode não ser muito saudável para o animal, segundo informações da National Gographic.

Alguns gatos podem não se importar pela simples presença do vegetal, mas outros podem saltar de susto quando o veem. Logo, de acordo com a especialista em comportamento animal, Jill Goldman, da Califórnia, causar estresse a um animal, provavelmente não é uma coisa boa. “Se você faz isso apenas para dar risada, isso me faz questionar sua humanidade”, disse.

gatos-odeiam-pepinos

John Bradshaw, um outro especialista em comportamento animal, da Universidade de Bristol, e autor do livro Cat Sense, concorda. Segundo ele, os vídeos “desprezíveis” são como “incentivo para as pessoas assustarem seus gatos e em seguida convidarem outras para rir do fato”.

Os pepinos desencadeiam a resposta de sobressalto, algo que é natural nos felinos, uma vez que eles não estão acostumados com a presença desses vegetais no chão, segundo explicou Goldman. Também é possível que eles associem os invasores verdes a cobras, que segundo ela, são consideradas predadores mortais pelos gatos. Com uma resposta de sobressalto, um gato, muitas vezes, tenta sair de lá o mais rápido possível e, em seguida, reavalia a situação à distância”, disse Goldman.

gatos-odeiam-pepinos_01

Logo, e correndo o risco de afirmar o óbvio, assustar seu animal de estimação é uma ideia ruim. O efeito de estresse pode ser prolongado. Além disso, ao saltar o gato pode quebrar alguma coisa dentro de casa, ou pior que isso: se machucar.

[ National Geographic ] [ Imagens: Reprodução / Viral Shar ]

Jornal Ciência