TOP 3 coisas incríveis que acontecem quando você levanta as pernas contra a parede todos os dias

de Merelyn Cerqueira 0

Quem pratica yoga já conhece os benefícios de uma posição chamada Viparita Karani, também conhecida como “postura da ação invertida” ou “postura das pernas na parede”.

Jornal Ciência no seu WhatsApp

Clique aqui (61) 98302-6534, mande “olá” e salve nosso número nos seus contatos. Você receberá notícias do Jornal Ciência diretamente no seu celular.

Trata-se de uma pose simples e que pode trazer inúmeros benefícios para o corpo, incluindo combate à exaustão e fadiga. Para realizá-la não é necessário qualquer movimento ou tensão muscular e, portanto, não deve ser considerada um exercício físico, apenas uma técnica terapêutica.

A Viparita Karani é bem praticada por dançarinos, atletas, corredores e pessoas estressadas. Isso porque tem a capacidade de aliviar as dores e compressão da coluna vertebral, acalmar a mente e reduzir a ansiedade, sendo ideal para ser feita após um longo dia de trabalho.

1 – Aumenta o fluxo sanguíneo e reduz inflamações

Segundo um estudo publicado na revista Psychosom Medical, colocar as pernas contra a parede pode ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo e circulação em todo o corpo. Isso é especialmente importante para pessoas que costumam passar horas do dia sentadas ou paradas, permitindo que o sangue se acumule.

Outro estudo, agora publicado na revista científica Science Direct, verificou que a posição, ajuda na circulação sanguínea que fica “parada” em seus pés, tornozelos e pernas, ajudando a diminuir o inchaço das regiões.

A posição também é benéfica para as mulheres grávidas que experimentam o mesmo tipo de inchaço nos membros inferiores.

2 – Melhora a mobilidade dos músculos e reduz dores lombares

Segundo um estudo publicado na revista científica IJYT , a Viparita Karani ajuda a alongar os chamados músculos isquiotibiais, localizados na parte posterior da coxa, e que muitas vezes ficam encurtados quando passamos o dia todo sentados. Ela também ajudará a aliviar as dores na região lombar.

3 – Reduz o estresse e promove relaxamento

Porque reduz a dor e aumenta o fluxo sanguíneo, a postura também estimulará o relaxamento do corpo por meio do sistema nervoso parassimpático, permitindo ao corpo eliminar as diversas situações de “luta e fuga” experimentadas durante o dia. A posição segundo estudos, não só permitirá a redução de inflamações, dores e tensão crônicas, como também permitirá boas noites de sono.

Contraindicações

Alguns especialistas em yoga afirmam que a posição, por ser uma inversão, deve ser evitada por mulheres durante o período menstrual. No entanto, há quem diga que ela é recomendada até nestas situações.

Deve-se levar em conta ainda que pessoas com problemas oculares graves, como o glaucoma, devem evitar a posição, bem como aquelas com graves problemas nas costas ou pescoço. Logo, o ideal é sempre consultar professores especialistas para verificar qual a melhor abordagem.

Fonte: Diário de Biologia Foto: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência