TOP 3 coisas incríveis que acontecem quando você levanta as pernas contra a parede todos os dias

de Merelyn Cerqueira 0

Quem pratica yoga já conhece os benefícios de uma posição chamada Viparita Karani, também conhecida como “postura da ação invertida” ou “postura das pernas na parede”.

Trata-se de uma pose simples e que pode trazer inúmeros benefícios para o corpo, incluindo combate à exaustão e fadiga. Para realizá-la não é necessário qualquer movimento ou tensão muscular e, portanto, não deve ser considerada um exercício físico, apenas uma técnica terapêutica.

A Viparita Karani é bem praticada por dançarinos, atletas, corredores e pessoas estressadas. Isso porque tem a capacidade de aliviar as dores e compressão da coluna vertebral, acalmar a mente e reduzir a ansiedade, sendo ideal para ser feita após um longo dia de trabalho.

1 – Aumenta o fluxo sanguíneo e reduz inflamações

Segundo um estudo publicado na revista Psychosom Medical, colocar as pernas contra a parede pode ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo e circulação em todo o corpo. Isso é especialmente importante para pessoas que costumam passar horas do dia sentadas ou paradas, permitindo que o sangue se acumule.

Outro estudo, agora publicado na revista científica Science Direct, verificou que a posição, ajuda na circulação sanguínea que fica “parada” em seus pés, tornozelos e pernas, ajudando a diminuir o inchaço das regiões.

A posição também é benéfica para as mulheres grávidas que experimentam o mesmo tipo de inchaço nos membros inferiores.

2 – Melhora a mobilidade dos músculos e reduz dores lombares

Segundo um estudo publicado na revista científica IJYT , a Viparita Karani ajuda a alongar os chamados músculos isquiotibiais, localizados na parte posterior da coxa, e que muitas vezes ficam encurtados quando passamos o dia todo sentados. Ela também ajudará a aliviar as dores na região lombar.

3 – Reduz o estresse e promove relaxamento

Porque reduz a dor e aumenta o fluxo sanguíneo, a postura também estimulará o relaxamento do corpo por meio do sistema nervoso parassimpático, permitindo ao corpo eliminar as diversas situações de “luta e fuga” experimentadas durante o dia. A posição segundo estudos, não só permitirá a redução de inflamações, dores e tensão crônicas, como também permitirá boas noites de sono.

Contraindicações

Alguns especialistas em yoga afirmam que a posição, por ser uma inversão, deve ser evitada por mulheres durante o período menstrual. No entanto, há quem diga que ela é recomendada até nestas situações.

Deve-se levar em conta ainda que pessoas com problemas oculares graves, como o glaucoma, devem evitar a posição, bem como aquelas com graves problemas nas costas ou pescoço. Logo, o ideal é sempre consultar professores especialistas para verificar qual a melhor abordagem.

Fonte: Diário de Biologia Foto: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência