Ciência afirma que yoga alivia o estresse e beneficia o corpo

de Julia Moretto 0

Segundo uma análise realizada pelos pesquisadores da Universidade de Maryland School of Nursing, ioga pode ser tão eficaz quanto – ou até mesmo melhor – do que outros exercícios, no que diz respeito a melhorar a saúde.

O que acontece com o seu corpo e seu cérebro durante uma aula? Confira aqui a resposta!

Benefícios físicos do yoga

Em um estudo da ACE, pesquisadores da Universidade de Wisconsin, em La Crosse, descobriram que oito semanas de prática de yoga melhoram cerca de 13 a 35 por cento da flexibilidade. Vimos mudanças na flexibilidade de todo o corpo. Essas melhorias são úteis para a vida cotidiana“, disse o pesquisador John Porcari. 

Funcionamento

O yoga move o seu corpo da maneira correta. A prática existe há mais de 5.000 anos, mas para alguns pesquisadores, ela pode ter cerca de 10.000 anos de idade. Além disso, durante esse exercício, você utiliza seu próprio peso corporal. Isso significa que ela pode melhorar habilidades. “Você está colocando seu corpo em algumas posições e precisa suportar o peso de seus músculos“, disse a especialista em yoga, Rodney Yee Gaiam.

Benefícios mentais

Em agosto, um relatório publicado no Journal of Psychophysiology, mostrou como as mulheres que praticavam ioga tinham níveis mais baixos de estresse psicológico em comparação com as mulheres que não realizavam a atividade. O grupo que fazia exercícios de ioga não só apresentou mudança em seus níveis de stress, mas também começou a experimentar emoções positivas e a melhorar as condições de humor.

Como atua no cérebro

De acordo com a Forbes, o yoga aumenta os níveis de substâncias químicas do cérebro como a GABA, serotonina e a dopamina – responsáveis pelo relaxamento e contentamento. Isso é possível devido à respiração profunda, que melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro.

Engrossar as camadas do córtex cerebral – a parte do cérebro associada ao aprendizado superior – aumenta a neuroplasticidade e nos ajuda a aprender coisas novas e a mudar a forma como fazemos as coisas“, explicou o Dr. Loren Fishman, um médico de Nova York, que também é um instrutor de ioga.

[ Fonte: Medical Daily ]

[ Fotos: Reprodução / Medical Daily ]

Jornal Ciência