Yoga pode alterar positivamente o DNA humano, dizem os pesquisadores

de Gustavo Teixera 0

A prática do yoga já foi indicada por estudos publicados em diversos meio de comunicação como uma forma de reduzir dores musculares, depressão, níveis de ansiedade e até diminuir a pressão sanguínea.

 

Mas, um novo estudo da Universidade de Harvard publicado no site Natural News revelou que os benefícios do yoga podem ser maiores ainda. Segundo os pesquisadores, a prática é capaz de alterar positivamente o DNA humano. A pesquisa revelou que essa atividade melhora a função metabólica a nível celular, melhorando a absorção de nutrientes e ajudando na prevenção de doenças crônicas.

 

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores observaram dois grupos de participantes, um deles praticava yoga e meditação, enquanto o outro não realizava essas atividades. Após oito semanas, amostras de sangue revelaram que o grupo que praticava yoga e meditação teve modificações em mais de 2,2 mil genes. 

 

Embora cerca de 900 desses genes tenham apresentado diminuição de suas atividades, a maioria dos genes teve melhorias em seu funcionamento. A mudança positiva principal estava relacionada ao estresse oxidativo, que provoca o surgimento de doenças degenerativas.

 

Um outro estudo realizado pela Universidade de Calgary, no Canadá, observou pessoas que sobreviveram ao câncer, e através amostras de sangue de dois grupos divididos entre praticantes e não praticantes de yoga, foi revelado que aqueles que realizavam a atividade tinham um telômero maior, que é uma estrutura do cromossomo geralmente associada à sobrevida após o câncer.

[ Natural News ] [ Fotos: Reprodução / Natural News ]

Jornal Ciência