Celular pode ser usado para analisar DNA

de Julia Moretto 0

Cientistas estão buscando um novo meio para que o DNA seja analisado de uma maneira simples.

 

Os modelos atuais que conseguem analisar esse tipo de material são extremamente caros e necessitam de alta tecnologia. Por esse motivo, fica caro para um laboratório custear esse processo. Pensando nisso, pesquisadores dos EUA e da Suécia estão estudando uma forma de deixar todo esse processo mais simples.

smartphonemicroscope3_036fe0a2-dde8-442f-9f8b-7766e7fed5d5-prv

O estudo mostrou que os pesquisadores encontraram uma maneira de transformar celulares em pequenos laboratórios portáteis, usando um pequeno aparelho que lembra uma capinha protetora. O custo total é de US$ 500, muito inferior aos equipamentos tradicionais que chegam a US$ 10 mil. O principal objetivo da criação é ajudar pacientes que sofrem com tuberculose e câncer.

 

Funcionamento

CLEO-Ozcan_image11

As moléculas de DNA são impossíveis de serem vistas pelo olho humano – mesmo com uma câmera de celular. Por isso, a ideia foi utilizar um componente químico que multiplica milhares de vezes a amostra do DNA. Mas, como as imagens podem ficar “granuladas” devido à ampliação, os cientistas tiveram a ideia de utilizar um componente que, quando em contato com o laser, muda a cor do DNA. Essa coloração pode ser identificada pela câmera do celular e ajudar no diagnóstico.

 

Com esta tecnologia, os médicos podem entender o motivo pelo qual alguns medicamentos não estão fazendo efeito, já que são nos códigos genéticos que as mutações acontecem. O mais surpreendente é que o resultado sai na mesma hora, podendo salvar milhares de vidas.

 

O projeto ainda precisa ser aprimorado. A ideia foi criada com base em um único celular, o Nokia Lumia 1020, pois o aparelho conta com uma câmera de 41 megapixels. Apesar de não ter sido testado em outros aparelhos, os especialistas dizem que a tecnologia poderá ser utilizada em outros smartphones. O estudo foi publicado pela revista Nature.

[ Bio Science Technology ] [ Fotos: Reprodução / Bio Science Technology ]

Jornal Ciência