Vespa mutante de olhos vermelhos aterrorizantes é criada através de técnica polêmica

de Gustavo Teixera 0

Uma nova e aterrorizante vespa mutante de olhos vermelhos foi criada por cientistas em um laboratório para provar que a tecnologia de corte de genes pode ser usada com sucesso em minúsculas vespas parasitas.

Os cientistas dizem que isso possibilitou uma maneira nova de estudar a biologia incomum da vespa.

Entender isso poderia ajudar a encontrar novas formas de proteger as culturas ou impedir a propagação da malária e outras doenças. Por exemplo, poderia revelar como os machos podem converter toda sua progênie em machos usando elementos genéticos.

“Ninguém sabe como esse elemento genético de algumas vespas machos pode de alguma forma matar os embriões femininos e criar apenas machos”, disse Omar Akbari, professor assistente de entomologia que liderou a equipe de pesquisa da Universidade da Califórnia. 

Dr. Akbari acrescentou: “Para entender isso, precisamos prosseguir os cromossomos paternos para determinar quais genes são essenciais para a sua funcionalidade”. Para fazer isso, os cientistas usaram a tecnologia CRISPR, que permite que cientistas modifiquem genomas com uma precisão nunca antes atingida

Isso permite também que os cientistas injetem componentes como RNA e proteínas em um organismo com instruções para encontrar, cortar e modificar um pedaço específico de DNA. Em seguida, os pesquisadores podem ver como a interrupção do DNA afeta o organismo. 

O objetivo de Dr. Akbari é entender melhor a biologia de vespas e outros insetos, para que eles possam encontrar uma maneira de controlar insetos que destroem colheitas ou propagam doenças como a malária.

Mas o primeiro passo é entender como usar a tecnologia CRISPR em um organismo tão pequeno – algo que ninguém nunca tinha feito antes. 

As vespas colocam seus ovos minúsculos dentro de uma pupa do casulo, que tem que ser descascada para expor os ovos novos. “Funciona assim: Você está puxando um pequeno ovo de um ovo maior, injetando-o com componentes para modificar o DNA e, em seguida, colocando-o de volta no ovo maior para desenvolver.”, disse Dr. Akbari.

No caso das vespas mutantes do Dr. Akbari, os pesquisadores decidiram cortar os genes que controlam a cor dos olhos da vespa, que são normalmente pretos. 

“Nós queríamos atingir um gene que fosse óbvio, e soubemos de estudos precedentes que se o gene para a pigmentação do olho fosse deixado de fora, eles teriam os olhos vermelhos, assim, este pareceu um alvo bom para a interrupção do gene”, disse Dr. Akbari. Mas ele disse que criar essa interrupção deu muito trabalho.

“Você tem que usar uma agulha muito fina,bem como um microscópio e injetar individualmente cem a milhares de embriões, mas no final, nós desenvolvemos um protocolo que pode ser usado para cortar o DNA neste organismo e nós mostramos que ele funciona” pontuou Dr. Akbari. 

“Os cortes no DNA criaram uma vespa mutante com características hereditárias, o que significa que esses olhos vermelhos serão transmitidos a todos os seus filhos no futuro – uma qualidade importante para os pesquisadores que estão procurando uma linha estável de insetos para estudar”, completou.

Os resultados foram publicados na revista Scientific Reports.

Fonte: Daily Mail Foto: Reprodução / Daily Mail 

Jornal Ciência