Usando nova ferramenta, China promete reescrever DNA humano

de Redação Jornal Ciência 0

Pesquisadores chineses irão editar o DNA humano adulto, utilizando como ferramenta o CRISPR/Cas-9, conhecido como CRISPR.

A ideia dos pesquisadores é cortar os DNAs defeituosos das células de pacientes com câncer de pulmão que não responderam a outras formas de tratamento convencional. Os cientistas chineses já utilizaram o CRISPR em embriões humanos não viáveis, porém sem sucesso. Esta será a primeira vez que a ferramenta será usada no DNA de um adulto. 

Se for bem-sucedido, o experimento poderia ajudar a desenvolver novos tratamentos. A ferramenta CRISPR permite cortar e mover DNA em células, o que pode ser usado como forma de tratamento para doenças genéticas. O grande teste será feito no hospital da Universidade de Sichuan e envolverá pacientes que já passaram por quimioterapia e radioterapia.

Antigamente, os cientistas tinham uma preocupação ética envolvendo o uso de CRISPR, que pode causar alterações genéticas para as células do esperma e dos ovos e que podem ser passados ​​para as gerações futuras. Outro ponto preocupante, é o desenvolvimento de bebês “sob medida”, pois os pais poderiam manipular o DNA de seus filhos. Por esse motivo, os pesquisadores decidiram que as alterações feitas pelo CRISPR serão limitadas ao paciente envolvido no estudo.

No estudo, os cientistas vão extrair células-T do sangue dos pacientes e eliminar um gene que produz uma proteína chamada PD-1. A partir disso, a equipe multiplicará células-T modificadas e as injetará novamente nos pacientes para inundar o seu sistema imunitário. A hipótese do estudo é que, com a PD-1 inibida, as células-T serão capaz de acabar com as células de câncer de pulmão naturalmente.

Os EUA, por meio do  National Institutes of Health (NIH), também ingressaram nesse tipo de pesquisa e aprovaram um estudo semelhante. A pesquisa americana também irá adicionar um gene extra para ajudar a combater três tipos de câncer: melanoma, sarcoma e mieloma. 

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência