Jovem desenvolve doença de pele após sofrer de ansiedade e estresse por causa de provas da faculdade

de Merelyn Cerqueira 0

Beth Webster, de 23 anos, notou a presença de pequenas manchas vermelhas e escamosas em seu braço enquanto cursava o último ano de uma faculdade de Química na Universidade de Aberdeen, na Escócia.

 

Dentro de quatro meses, as manchas cresceram e se espalharam por todo seu corpo. Apesar de ter sido inicialmente diagnosticada com escabiose (ou sarna), os médicos depois descobriram se tratar de psoríase. Envergonhada demais para sair de casa, em razão da aparência, a jovem trancou os estudos e se tornou reclusa. Agora, embora tenha se livrado da condição, ainda sofre com a presença das marcas em seu corpo.

3DCA19B200000578-4267010-image-a-4_1488276105126

Segundo ela, a condição apareceu em um momento de estresse enquanto se preparava para realizar exames importantes na faculdade. Após desenvolver ansiedade, logo notou o surgimento de pequenas manchas vermelhas nos braços. Os médicos, a princípio, acreditavam se tratar de um caso de escabiose, uma condição contagiosa popularmente conhecida como sarna e que causa coceira, eczema e intenso prurido na pele.

3DCA19E200000578-4267010-image-a-31_1488274841995

Eles me disseram que era sarna, o que foi horrível”, disse ela em entrevista ao Daily Mail. “Eu tive que contar ao meu namorado e toda a minha família, porque é algo contagioso e poderia ser transferido através do contato com a pele”. Eu estava extremamente envergonhada”, acrescentou.

 

No entanto, o tratamento prescrito pelos médicos para tratar a condição não funcionou. Então, quando foi examinada novamente, foi diagnosticada com psoríase. Eu levava de duas a três horas para conseguir me arrumar pelas manhãs, porque tinha que tomar banho com cuidado e hidratar a pele”, disse ela acrescentando que chegava a passar cremes no corpo até quatro vezes por dia. De noite, eu não podia sair de vestido, tinha que selecionar com muito cuidado o que ia usar para esconder minha pele escamosa”.

3DCA198200000578-4267010-image-m-26_1488274453686

Depois de passar um tempo em uma lista de espera, começou um tratamento de fototerapia UVB – um método que usa a luz ultravioleta para retardar a produção de novas células de pele. No momento, ela conseguiu realizar cerca de cinco semanas de tratamento, e espera poder realizar as quatro restantes. Seu rosto hoje está livre da condição, embora algumas marcas vermelhas, que estão desaparecendo gradualmente, ainda permaneçam no restante do corpo.

 

Espero que as marcas sumam, mas não estou mais preocupada com isso, porque não me sinto feia”, disse ela. “Temo apenas que elas possam voltar, mas estou compartilhando minha história para ajudar a mim mesma e aos outros”. 

 3DCA198600000578-4267010-image-a-27_1488274468656

O que é a psoríase?

De acordo com a NHS Choices, a psoríase é uma condição de pele não contagiosa que causa o aparecimento de manchas vermelhas e escamosas pela pele, especialmente na região dos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e parte inferior das costas. Pode se desenvolver em qualquer fase da vidamas, na maioria dos casos, ocorre antes dos 35 anos. Muitos experimentam os sintomas após um determinado evento traumatizante, que funciona como gatilho. A gravidade da doença varia entre os casos. Enquanto alguns podem experimentar irritações menores, outros podem sofrer impactos na qualidade de vida.

 

Trata-se de uma doença crônica e de longa duração, que envolve períodos com sintomas leves, sem sintomas ou surtos mais graves. Ela ocorre quando o processo de produção de células da pele é anormalmente acelerado. Normalmente, as células são substituídas pelo corpo a cada três ou quatro meses, enquanto que na psoríase isso ocorre entre três e sete dias.

 

A acumulação desse excesso de células cria as escamas associadas à condição, que ainda é pouco compreendida pela Ciência. Acredita-se que ela esteja relacionada a um problema no sistema imunológico de uma pessoa, que erroneamente ataca as células saudáveis da pele. Embora ainda não haja cura, os tratamentos disponíveis reduzem os sintomas e melhoram a aparência cutânea, com cremes ou pomadas específicas indicadas por um médico.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência