Transtorno de Ansiedade Social: conheça alguns tratamentos naturais que podem ajudar

de Gustavo Teixera 0

Imagine que você está dando um passeio no parque, cantando sua canção favorita, fazendo sua trilha. Você percebe duas pessoas andando em sua direção de longe, quando você começa a se perguntar: “Eu conheço essas pessoas?” “Eu pareço OK?

Instintivamente você quer virar para outra direção, mas você continua andando, como batimento cardíaco cada vez mais acelerado, até que eles passem por você normalmente, e você solte uma respiração profunda. Esses sintomas são típicos de pessoas que sofrem de ansiedade social.

Agora, pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) descobriram que a terapia cognitivo-comportamental (TCC) é mais eficaz para o transtorno de ansiedade social do que tomar as “pílulas da felicidade”. 

Muitos médicos e hospitais combinam medicamentos como a famosa ‘pílula da felicidade’, com terapia de fala quando tratam este grupo de pacientes. Funciona bem em pacientes com transtornos depressivos, mas na verdade tem o efeito oposto em indivíduos com transtornos de ansiedade social”, Disse Hans M. Nordahl, professor de Medicina Comportamental da NTNU, em comunicado.

As pílulas agem como os inibidores seletivos de recaptação da serotonina (ISRS) e têm efeitos colaterais fortes. Pacientes que tomaram os medicamentos por algum tempo, e depois param de tomar, tiveram sentimentos corporais associados com fobia social, como arrepios e tonturas em situações sociais. Pacientes tendem a acabar em um estado de ansiedade aguda novamente. Os pesquisadores NTNU acreditam que essas medicações apenas disfarcem o problema.

A medicação camufla uma descoberta muito importante do paciente: que ao aprender técnicas eficazes, eles têm a capacidade de lidar com sua própria ansiedade”, disse Nordahl. Eles geralmente são a primeira escolha para o tratamento da ansiedade social. Os medicamentos interferem em como seu cérebro processa a serotonina, tornando-a mais disponível, o que os pesquisadores acreditam equilibrar a química cerebral. No entanto, os efeitos colaterais comuns incluem insônia, disfunção sexual e ganho de peso, além de outras questões que podem ser difíceis de lidar.

Eles são considerados um tratamento eficaz para todos os transtornos de ansiedade, embora o tratamento de transtorno obsessivo-compulsivo, ou TOC, normalmente requeira doses mais elevadas, de acordo com a Anxiety e Depression Association of AmericaNo estudo, publicado em Psychotherapy and Psychosomatics, mais de 100 pacientes foram divididos em quatro grupos. O primeiro grupo recebeu apenas medicação, o segundo grupo recebeu apenas terapia, o terceiro grupo recebeu uma combinação dos dois e o quarto recebeu uma pílula placebo. Os quatro grupos foram comparados, e os pesquisadores realizaram uma avaliação de acompanhamento com eles um ano após o término do tratamento.

Durante e logo depois do tratamento, os pacientes nos grupos dois e três estavam administrando a condição igualmente bem. Após um ano, aqueles no grupo dois que receberam somente a terapia cognitiva, foram os que tiveram o melhor resultado. Com apenas a ajuda da terapia cognitiva, a taxa de recuperação de pacientes com transtornos de ansiedade social subiu de 20 para 25%. Esse é o tratamento mais eficaz para este grupo de pacientes. O tratamento da doença mental muitas vezes não é tão eficaz como tratar uma fratura óssea, mas aqui nós mostramos que o tratamento de transtornos psiquiátricos pode ser igualmente eficaz”, disse Nordahl.

A terapia cognitiva é uma combinação de dois tratamentos diferentes: reestruturação cognitiva, que é mudar o modo como você pensa e terapia de exposição, que é fazer as coisas que você teme. Normalmente, o primeiro tratamento envolve escrever seus pensamentos em um diário e, em seguida, compará-lo com a distorção cognitiva comum para ver onde você está sendo muito negativo ou irracional. Já o segundo tratamento envolve tomar pequenos passos e trabalhar para enfrentar situações mais difíceis.

Os pesquisadores estão tentando melhorar a terapia cognitiva padrão, adicionando novos elementos de processamento, conhecidos como “terapia metacognitiva”, que tem mostrado ser mais eficaz. Os médicos trabalham com os pensamentos dos pacientes e suas reações e crenças sobre estes pensamentos para assim refletir sobre como funcionam em situações sociais. Os pesquisadores agora esperam desenvolver uma terapia cognitiva padronizada para pacientes que sofrem de transtornos de ansiedade social.

A terapia cognitiva é apenas uma das opções livres de drogas no tratamento da ansiedade social. Alimentação saudável e exercício adequado podem ajudar a aliviar os sintomas associados ao transtorno. Isso cria uma menor dependência da medicação e permite que os pacientes trabalhem para superar o medo, em vez de o entorpecer ou mascarar com drogas. Vejas alguns tratamentos naturais que podem ajudar para superar o Transtorno de Ansiedade Social.

COMER ALIMENTOS FERMENTADOS

Alimentos fermentados que contêm probióticos parecem ser benéficos para combater a ansiedade social. Um estudo de 2015 publicado na revista Psychiatry Research descobriu entre os estudantes com altos graus de transtornos, que eles comem mais alimentos fermentados, como iogurte ou chocolate, e isso foi associado a ter menos sintomas de ansiedade social. Probióticos são conhecidos por reduzir a inflamação do intestino, e uma vez que a ansiedade é muitas vezes acompanhada por sintomas gastrointestinais, a redução da inflamação intestinal ajuda a aliviar esses sintomas.

ADICIONAR MAIS ZINCO À SUA DIETA

Um estudo de 2010 encontrou uma ligação entre o consumo de zinco, depressão e níveis de ansiedade. Os pesquisadores examinaram os efeitos da suplementação com zinco em crianças da Guatemala e mediram a saúde mental delas. Quando as crianças foram examinadas individualmente, aquelas com níveis mais altos de zinco apresentaram níveis mais baixos de depressão e ansiedade.

Enzimas que contêm zinco são essenciais para a produção de serotonina, e uma vez que muitos tratamentos farmacológicos para a ansiedade agem sobre o sistema serotonérgico, acredita-se que uma grave deficiência de zinco poderia levar a uma redução na produção de serotonina e, portanto, um aumento da ansiedade.

FAZER EXERCÍCIOS REGULARMENTE

Fazer exercícios regularmente foi associado com a diminuição nos níveis gerais de tensão, estabilização do humor, melhora do sono e da autoestima. Um estudo de 2014 da publicação especializada PLoS ONE descobriu que exercícios e atividades de relaxamento, como yoga, podem realmente mudar a forma de como as pessoas percebem o mundo. Os pesquisadores também usaram um contorno pontilhado de um ser humano – que era apenas uma série de pontos – sendo que cada um descrevia uma articulação importante no corpo. Uma pessoa com transtorno de ansiedade social tende a olhar para a imagem e acreditar que está enfrentando-a, o que indica uma ameaça.

Aqueles que caminharam ou correram em uma esteira durante 10 minutos perceberam essas figuras ambíguas de maneira menos defensiva do que aqueles que não ficaram na esteira. Isso também ocorreu quando as pessoas realizaram relaxamento muscular progressivo. Esse interessante estudo mostra que não há remédio melhor nesse caso do que uma boa alimentação e fazer exercícios físicos regularmente. Seguindo esses preceitos, as pessoas que sofrem de Transtorno de Ansiedade Social podem viver de uma maneira melhor.

[ Fonte: Medical Daily ]

[ Foto: Reprodução / Pixabay ] 

Jornal Ciência