Por que Natal e Ano Novo são as datas mais depressivas e ansiosas para tanta gente? Especialistas explicam

Você se sente triste, melancólico, depressivo e ansioso quando se aproxima o fim de dezembro? Você não está sozinho e essa “sensação” é mais comum do que parece. Veja como lidar com isso, de acordo com especialistas.

de OTTO HESENDORFF 0

Por que Natal e Ano Novo são as datas mais depressivas e ansiosas para tanta gente

Enquanto as celebrações de fim de ano são sinônimos de alegria para muitos, para outros representam um período de tristeza crescente e estresse. Esse fenômeno é comumente referido como “Síndrome de Fim de Ano” ou “Depressão Natalina”, uma condição que afeta até 65% das pessoas, conforme estudos apontaram.

Historicamente, o Natal é uma época envolta em expectativas de felicidade e encontros familiares. No entanto, a realidade para muitos difere significativamente desse ideal.

Ao contrário do que o nome sugere, a depressão natalina não é um transtorno mental classificado, mas sim uma resposta emocional a lembranças dolorosas ou circunstâncias atuais desafiadoras.

Apesar de não estar listada na Classificação Internacional de Doenças (CID) como um transtorno mental, a condição é reconhecida na psiquiatria e psicologia.

Neda Gould, professora assistente do Departamento de Psiquiatria da Escola de Medicina Johns Hopkins, nos EUA, enfatiza a pressão para se sentir feliz durante as festas, o que pode intensificar sentimentos de inadequação para aqueles que não compartilham desse sentimento.

Pesquisas revelam que 88% dos adultos norte-americanos se sentem estressados durante o período entre Natal e Ano Novo. A Aliança Nacional sobre Doenças Mentais, nos Estados Unidos, aponta que 64% das pessoas com doenças mentais veem seus sintomas piorarem durante as festas, especialmente agravados por dificuldades econômicas.

Por que a Depressão Natalina Acontece?

Diversos fatores contribuem. A perda de um ente querido, por exemplo, pode intensificar o luto durante o período festivo, resultando na chamada “Síndrome da Cadeira Vazia”. Este fenômeno ocorre quando a ausência de um ente querido torna as festividades um momento particularmente difícil.

Muitas famílias têm uma pessoa específica que cria este elo entre irmãos e outros integrantes. Quando esta pessoa não está mais presente, o convívio dos parentes pode ser desastroso. Além disso, conflitos familiares e a obrigação de reunir-se com eles, apenas por ser Natal ou Ano Novo, mesmo quando não existe contato saudável ao longo do ano, pode gerar frustração e raiva.

Outra causa significativa de estresse e ansiedade durante o Natal é a pressão da organização do jantar ou encontro. Quando se está com dificuldades financeiras, esta pressão, somada a uma expectativa velada pela compra de presentes, pode tornar o clima ainda mais tenso, já que muitos se endividam para manter as aparências entre os familiares.

A solidão também é um fator crítico e agudo, principalmente para aqueles cuja solidão não é uma escolha, mas uma circunstância imposta, como é o caso de muitos idosos.

Em geral, muitas pessoas podem notar sintomas como baixa energia ou fadiga, culpa, aumento do uso de álcool ou drogas, distúrbios do sono, aumento ou diminuição do apetite, baixa autoestima, dificuldade de concentração ou de tomada de decisões, sensação de desesperança ou pessimismo. Infelizmente, os sintomas podem evoluir para um estado tão agudo que ocorrem pensamentos suicidas.

Enfrentamento

Darlene Lancer, psicoterapeuta, destaca que a vergonha impede que as pessoas sejam abertas em relação a dar presentes quando não têm dinheiro para isso. Em vez de se esforçar para comprar um presente, diga aos seus entes queridos o quanto você se importa e gostaria de fazer isso, mas não tem dinheiro no momento.

É crucial encontrar um meio-termo entre as demandas do Natal e Ano Novo com as necessidades pessoais. Reduzir expectativas, compartilhar responsabilidades e criar espaços para autocuidado são maneiras eficazes de lidar com a pressão.

A aceitação da tristeza e a busca por significado em meio ao sofrimento também são abordagens valiosas para enfrentar esse período desafiador

A temporada de festas é frequentemente associada a alegria e celebração, mas a realidade é mais complexa. Reconhecer e abordar a depressão natalina é um passo importante para garantir que todos possam encontrar conforto durante este período.

Fonte(s): Live Science / Hindustan Times / Cosmopolitan / Exploring Your Mind / The Independent Imagem de Capa: Reprodução / Redes Sociais

Jornal Ciência