Como descobrir se seu filho adolescente está com depressão

de Gustavo Teixera 0

A ausência de um diagnóstico através de um exame completo faz com que muitas pessoas não entendam a depressão como uma doença do cérebro.

Nos casos dos adolescentes, essa condição vem de forma devastadora, e os pais não são capazes de perceber, pois acreditam que o jovem não tem muito com o que se preocupar. 

A depressão, como qualquer outra condição, deve ser tratada com seriedade, e qualquer queixa deve ser levada em conta. Mas, muitos pais às vezes ignoram os sintomas dos filhos.

Segundo a American Psychiatric Association, é preciso suspeitar que exista um quadro depressivo no momento em que o adolescente apresentar os sintomas descritos abaixo:

1 – Isolamento social

O isolamento é um dos primeiros sintomas. Adolescentes depressivos geralmente se isolam dos amigos e também dos familiares. Eles fazem questão de ficarem sós no quarto, mas quando se perguntar se está tudo bem, ele provavelmente vai responder que sim e pode até dar um sorriso. E quando perguntarem porque ele está no escuro, ele dirá que a luz o incomoda.

 2 – Apatia

Os pais costumam acreditar que a apatia é apenas “preguiça”. O adolescente mostra falta de energia, cansaço e perda de interesse por atividades que gosta. Quando sai em passeios de família ele fala muito pouco.

3 – Alterações no sono

Mesmo dormindo a noite toda, eles estão cansados o tempo todo. Segundo especialistas, o sono é um dos sintomas da depressão, porém, existem casos de insônia.

4 – Alterações no apetite

Perder a vontade de comer é um dos sintomas mais frequentes. O adolescente também se sente enjoado na frente de um prato de comida. Ele evitará sentar à mesa com a família na hora de comer. Mas, em alguns casos pode haver aumento de apetite.

5 – Queda no rendimento escolar

Este sintoma surge geralmente quando o adolescente está no ensino médio, e os pais atribuem a queda no rendimento escolar à mudança no ritmo do ensino, mas não é bem assim. A depressão em adolescentes pode afetar a concentração, e junto ao sono, pode fazer o rendimento escolar cair.

6 – Automedicação ou drogas

Por não conseguirem se sentir felizes, muitos tomam remédios excessivamente.Pode ser qualquer tipo de remédio, como analgésicos, vitaminas ou anti-inflamatórios.

7 – Pensamentos suicidas

Ideias suicidas são comuns quando se tem depressão. Uma forma de perceber isso, é investigando suas redes sociais. Confira alguns exemplos do que seu filho pode estar compartilhando nas redes sociais que podem demonstrar um possível quadro depressivo.

8 – Irritabilidade

Acessos de raiva são comuns quando se está com depressão. Adolescentes depressivos têm variação de humor brusca, e qualquer coisa pode ser motivo para desencadear uma crise de irritabilidade.

9 – Automutilação

Mesmo fazendo um calor de 30 graus, o adolescente insiste em ir para a escola de casaco. Um dos sintomas mais graves da depressão é a automutilação.Os adolescentes podem usar lâminas de barbear, garfos, facas ou as próprias unhas para se auto mutilarem.

10 – Comportamento de risco

Interesse por atividades de risco ou coisas perigosas por quais ele nunca demonstrou gosto pode indicar um sintoma de depressão. Brincar com o perigo pode ser uma forma de lidar com a apatia.

Fonte: Diário de Biologia Fotos: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência