Jovem que sofria de anorexia publica fotos de sua recuperação

de Merelyn Cerqueira 0

Enquanto tinha apenas 14 anos, Gemma Walker, de Gold Coast, na Austrália, foi diagnosticada com anorexia nervosa e bulimia. Internada três vezes para tratamento emergencial e duas em clínicas psiquiátricas, em um ponto, os médicos informaram à família que nada mais poderia ser feito.

Hoje, aos 22 anos e completamente curada, ela publicou fotos de seu estado para mostrar sua notável recuperação, na esperança de que, ao compartilhá-las, possa inspirar outras pessoas a lutarem contra os distúrbios alimentares. Com informações do Daily Mail.

Quando Gemma foi diagnosticada com anorexia nervosa e bulimia, os médicos alertaram seus pais de que morreria sem tratamento. Com 14 anos e pesando apenas 28 quilos, ela lutou por sete anos em hospitais e clínicas psiquiátricas.

 “É difícil olhar para as fotos, não fisicamente falando, mas mais em relação aos sentimentos”, disse ela. “Eu olho para cada uma dela e me lembro exatamente como estava me sentindo, ou o da história por trás de cada foto”.

menina-anorexia

“Eu me sentia entorpecida. Os dias passavam e eu deseja e esperava que pudesse simplesmente morrer pacificamente durante o sono. Minha família e eu estávamos preparados para isso”, acrescentou. Seu pai, Steve, revelou que revive o pior ao ver as fotos da filha, com as dores e constantes angústias que sentia à época.

“Foram os anos mais difíceis da nossa vida”, disse. “Eu verificava todas as manhãs se ela ainda estava respirando e se seu coração ainda batia”.

“Algumas noites, simplesmente sentávamos ao lado dela na cama, apenas para estar com ela, já que não havia mais nada que pudéssemos fazer”.

À época, Gemma também sofria de depressão e costumava se ferir para lidar com toda a dor emocional que sentia. Todas as vezes que ia ao médico, escondia pesos de ginástica dentro da roupa para enganá-los sobre o ganho de massa. Então, quando resolveu tomar medidas para se recuperar, passou a enfrentar compulsão alimentar e síndrome de realimentação.

menina-anorexia_capa

Ela chegava a consumir até 6.500 calorias em apenas 20 minutos, o que fazia com que experimentasse alucinações. 

“Minha recuperação foi muito traumática”, disse. “Eu ganhei peso muito rápido. Em menos de sete meses já tinha ganhado 40 quilos, o triplo do que tinha. No entanto, mentalmente, eu estava cada vez pior”.

“As pessoas pensavam que eu estava bem porque meu peso era mais saudável do que quando estava anoréxica”, explicou. “A compulsão por comida e bulimia duraram quase 18 meses e fui uma guinada de regras obsessivas e estritas para uma completa perda de controle”. 

Walker credita sua recuperação aos pais, que a apoiaram e a ajudaram a desafiar todas as chances que tinha. Hoje completamente recuperada, ela até já comanda seu próprio negócio, uma rede de cosméticos chamada Rejuvinateme.

“Estou mais feliz do que nunca, e este é um sentimento surpreendente e surreal”, disse. “Acredito que me recuperei completamente e que minha anorexia é agora apenas um capítulo que ficou para trás”, concluiu. 

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência