Após ouvir dos médicos que tinha 2 dias de vida, jovem se recupera de anorexia

de Julia Moretto 0

A anorexia é uma doença que transtorna a vida de diversas adolescentes e de suas respectivas famílias. E esse foi o caso da jovem sueca Cazandra Zetterberg, de 19 anos, que recebeu a notícia de que viveria no máximo dois dias devido a seu peso de 35 kg e sua temperatura corporal de 34ºC. Ao ficar sabendo da gravidade do estado de Cazandra, sua irmã mais nova, Izabelle, caiu em prantos.

Foi exatamente isso que fez com que Cazandra decidisse lutar por sua vida e começar a se alimentar novamente. Até o final de 2013 ela ganhou mais de 20 kg, peso suficiente para receber alta dos médicos e voltar a ter uma vida normal. Atualmente, dois anos após a recuperação, ela trabalha como personal trainer e nutricionista.

garota-re-recupera-de-grave-anorexia_03

“A minha irmã me fez pensar sobre o quanto tudo isso afetou as outras pessoas e não apenas a mim. Lembro que na manhã seguinte, à mesa do café, eu disse para o meu pai que eu realmente queria lutar contra a doença”, conta.

garota-re-recupera-de-grave-anorexia_06

Cazandra lembra que se recusava a comer até quando seus pais pediam para ela se alimentar. Ela passou uma semana sem se alimentar, quando sua mãe resolveu levá-la ao hospital. “Embora eu estivesse deitada na sala de emergência e os médicos me diziam que eu só tinha mais dois dias de vida, eu não queria comer”. Cazandra conta que praticamente só seu coração funcionava e que sua irmã mais nova foi a responsável pela sua recuperação.

Mesmo após anos, ainda não se sabe a razão por trás do transtorno alimentar de Cazandra. Ela diz não saber ao certo o que fez com que ela quisesse perder peso, mas acredita que tivesse baixa autoestima. “Tudo começou no verão de 2013, quando eu tinha o objetivo de perder 1 ou 2 quilos, depois disso comecei a contar todas as calorias em cada coisa que eu comia”.

Cazandra conta que tinha problemas com os amigos e com a família. Todos os dias ela discutia com seus pais sobre alimentação e não queria sair da cama, pois sabia que teria que se alimentar. Foi ficando cada vez mais fraca e sem energia, tendo dificuldades de concentração na escola. “Foi como um demônio que tomou conta do meu corpo e eu não tinha absolutamente nenhum controle sobre mim mesma”, relata. Cazandra lembra que esses episódios causavam frustração em seus pais. “Teve uma vez em que me neguei comer uma cenoura que minha mãe me ofereceu. Ela então pegou a cenoura e pressionou na minha boca. Eu estava tão saturada que ameacei furar meu estômago com uma faca e dizia ‘eu quero morrer mãe, você não entende isso!”. 

Volta por cima

Ao perceber como seu problema estava afetando sua família, especialmente, sua irmã mais nova, Cazandra tomou a decisão de começar a comer novamente. “Eu estava sempre pensando na minha irmã e nos meus pais. Eu sabia que eles não queriam me ver morrer”.

Após se recuperar, ela finalmente se sente capaz de viver a vida ao máximo. “Eu me sinto muito melhor do que eu jamais poderia sonhar. Eu posso comer o que eu quiser, quando eu quiser. Eu sinto que eu tenho toda a minha vida de volta”, conta. Segunda a jovem, ainda há dias ruins, mas ela acorda todos os dias agradecendo por ter se tornado uma pessoa mais forte. “Meu objetivo é ajudar outras pessoas. Não importa pelo que eles tenham passado ou quais sejam os seus objetivos, eu acredito que posso ajudá-los por causa do que eu vivi”, finaliza.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência