Jovem se submete a 12 operações para remover tumores faciais

de Merelyn Cerqueira 0

Tina Sayavic, de 20 anos, da Eslovênia, nasceu com Neurofibromatose do Tipo 1, uma desordem genética que provocou a formação de tumores por todo o seu rosto.

A condição começou a se manifestar ainda na infância. Durante a última década, chegou a passar por uma dúzia de cirurgias. A última, realizada em Londres, ajudou a melhorar a estrutura de seu rosto. Sayavic contou que as pessoas, muitas das vezes, assumem que a condição é contagiosa e evitam ficar perto dela.

adolescente-tumores-faciais_01

A condição de Sayavic começou a apresentar os primeiros sinais ainda na infância, quando tinha apenas nove anos. Contudo, os pais já tinham lhe preparado. Desde de sempre ela soube que sofria da doença, e que isso explicava por que seu rosto era diferente dos outros.

adolescente-tumores-faciais_03

Apesar do aviso prévio dos pais, ela ainda encontrou dificuldades em interagir com pessoas. “Às vezes é difícil entrar em um novo ambiente, ou encontrar um grupo de pessoas que não te conhece, porque você nunca sabe como eles vão reagir, mas eu tento me forçar a esquecer isso e me encaixar tanto quanto posso”, contou. “No que diz respeito às operações, estou feliz em ter passado por elas, mas por outro lado elas são estressantes”.

adolescente-tumores-faciais_04

Enquanto se adaptava a situação, sofria pela atenção indesejada, o que fez com que se tornasse reclusa e sem qualquer vida social. Ela revelou que uma de suas maiores paixões na vida é correr, pois ajuda a manter a cabeça longe de sua condição. “É uma forma de relaxamento para mim”, disse. “Quando eu corro, esqueço todas as preocupações, porque me relaxa e me enche de energia”.

Seis de suas cirurgias foram realizadas na Eslovênia, enquanto as outras em Londres. Na última, realizada no Hospital de Westminster, os médicos conseguiram melhorar a estrutura de seu rosto, especialmente o formato do nariz. Para isso, foram removidas pequenas quantidades de cartilagem das costelas que foram utilizadas para esculpir cuidadosamente essa parte específica do rosto.

Após a operação, os médicos lhe disseram que haveria necessidade de procedimentos futuros para que o excesso de pele fosse removido. Ainda, embora a cirurgia tenha ocorrido com sucesso, ela terá de esperar algumas semanas até que possa correr novamente. Para a mãe, Tatjana, Tina é uma pessoa muito agradável e forte. “Em comparação a outras crianças saudáveis, ela não tem uma vida fácil e passa por muitos problemas”, contou. “Então, eu realmente a admiro”.

A Neurofibromatose

Conhecida como “a doença do Homem Elefante”, nome dado a Joseph Carey Merrick, conhecido por sua aparência severamente desfigurada, a Neurofibromatose é uma série de condições genéticas que provocam inchaços ou caroços no corpo. Considerada rara, ela afeta um a cada 3.000 nascimentos.

Ela se desenvolve ainda no feto, embora alguns sintomas apareçam gradualmente ao longo de muitos anos. A gravidade da doença pode variar consideravelmente entre as pessoas. No entanto, elas estão mais propensas a sofrerem problemas comportamentais, dificuldades de visão e pressão arterial elevada. Apesar da aparência desfigurada, os crescimentos, chamados neurofibromatomas, não são cancerosos, tampouco contagiosos.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência