Adolescente descobre como detectar câncer em apenas 5 minutos com US$ 0,30

de Merelyn Cerqueira 0

Jack Andraka, um adolescente de apenas 15 anos, de Maryland, EUA, filho de um engenheiro civil e uma anestesista, criou um método de detecção de câncer pancreático que funciona em apenas cinco minutos e gasta trinta centavos de dólar.

A inspiração para tal criação veio após a morte de um amigo da família, que para ele era como um tio, segundo disse em entrevista à BBC. Enquanto cursava uma disciplina de Biologia em North County High School, o professor explicava como os anticorpos combinavam certas proteínas do sangue. Então, Andraka começou a pensar em várias maneiras de detectar e impedir o crescimento de um tumor antes que as células cancerosas se tornassem invasoras.

A ideia envolve o uso de um dispositivo que consegue detectar o câncer em apenas cinco minutos e gasta a singela quantia de US$ 0,30. “Nós não somos uma família muito esportista”, disse a mãe de Jack, em entrevista ao Baltimore Sun. “Nós não vemos muito futebol americano ou baseball. Ao invés disso, temos um monte de revistas e sentamos ao redor da mesa para falar sobre como as pessoas têm suas ideias e o que fizeram de diferente”.

Ao ler um artigo na revista Science sobre nanotubos de carbono – estruturas com uma espessura muito menor que o cabelo humano que transmitem eletricidade – começou a pesquisar no Google sobre o assunto, bem como sobre a bioquímica cancerígena.Então, com um plano, orçamento e prazos em mente, entrou em contato centenas de professores da Universidade Johns Hopkins e do Instituto Nacional de Saúde, na esperança de conseguir apoio de laboratórios. Ele contou que recebeu 200 e-mails de rejeição antes de receber uma resposta positiva do oncologista e professor de Patologia e Química e Engenharia Biomolecular, Dr. Anirban Maitra.

O resultado do projeto foi um dispositivo semelhante ao utilizado em testes de diabetes. A partir de tiras plásticas, o aparelho mede com precisão de 90% o nível de mesotelina – um biomarcador de câncer de pâncreas – no sangue ou na urina para determinar em qual estágio a doença se encontra.

De acordo com Jack, o exame também é 168 vezes mais rápido, considerando que leva apenas cinco minutos para ficar pronto; 26.000 vezes mais barato, uma vez que custa apenas 0,3 centavos de dólar e 400 vezes mais sensível que os exames atuais. Ainda, ele disse que, em testes, o dispositivo também mostrou ser eficaz na detecção de câncer de ovário e pulmão, porque utilizam o mesmo biomarcador, a mesotelina.

Com apenas 15 anos, Jack Andraka já ganhou inúmeros prêmios de reconhecimento por suas contribuições para o mundo científico, incluindo o Premio Giuseppe Scaccia, concedido pelo Vaticano, e o Prêmio Internacional de Ciência e Tecnologia de 2012, concedido pela Intel. Atualmente ele trabalha com uma equipe de adolescentes (Gen Z) na Fundação Tricorder X Prize, e é o palestrante mais jovem a falar na Royal Society of Medicine.

[ La Bio Guia] [ Foto: Reprodução / Cura Pela Natureza ]

Jornal Ciência