Mulher diagnosticada apenas com ansiedade tinha tumor raro no estômago

de Merelyn Cerqueira 0

April Heath, uma professora de 24 anos, de Cambrigde, no Reino Unido, havia sido diagnosticada com ansiedade e uma infecção no ouvido.

Ela havia procurado ajuda médica após suspeitar ter pego gripe de algum de seus alunos. Quando a fadiga e tonturas continuaram, lhe disseram estar anêmica e com contagem de plaquetas perigosamente baixas. No fim das contas, os médicos acabaram descobrindo um tumor benigno em seu estômago que havia estourado – o que significa que ela lentamente estava sangrando até a morte, segundo informações do jornal inglês Daily Mail.

April precisou receber uma série de transfusões de sangue antes de ser operada. Sem saber se era de fato canceroso, os cirurgiões removeram o tumor, bem como vários vasos linfáticos, em uma operação que durou cerca de seis horas e lhe deixou uma enorme cicatriz na barriga. Exames posteriores revelaram que se tratava de um tumor benigno, e após algumas complicações relacionadas a um coágulo de sangue, a professora foi autorizada a se recuperar em casa. 

cancer-estomago

Eu tive alguns dias de mal-estar e um pouco de tontura. Pensei que era apenas uma gripe. Ser professora significa que pode você pegar o que as crianças tiverem”, disse ela. “Quando fui ao meu médico, minha frequência cardíaca em repouso estava em 140 batimentos por minuto, e foi aí que eu percebi que algo não estava certo. Eu estava em forma e saudável”.

Originalmente o médico havia chegado a um diagnóstico de infecção no ouvido e lhe receitou medicamentos para combater a ansiedade. “Eles [os medicamentos] faziam eu me sentir horrível, então rapidamente parei de tomá-los”. Duas semanas depois, ela apresentou sinais de melhora, mas ainda se sentia fraca e pálida.

Quando foi encaminhada novamente ao hospital, descobriu que tinha apenas quatro unidades de sangue em seu corpo – em comparação com os níveis de 10 -12 de um organismo saudável.

Os médicos estavam lutando para conseguir um diagnóstico. Eles chegaram a acreditar que os sintomas poderiam ter sido causados por uma úlcera de estômago, ou até mesmo câncer – antes de descobrir o tumor de 4 centímetros. Pior que isso, o tumor tinha estourado, o que causou uma hemorragia interna grave. A compressão formou um grande coágulo em uma veia essencial localizada atrás do estômago.

cancer-estomago_01

Uma tomografia computadorizada revelou que o tumor estava em uma posição difícil e exigiria uma complicada cirurgia para ser removido. Então, ela recebeu cinco transfusões para recompor o sangue perdido. Descobriu-se por meio de biópsia que o crescimento era tão raro que somente quatro pessoas no mundo tinham sido diagnosticadas com um semelhante.

Agora quase recuperada, April representa a Grã-Bretanha em competições amadoras de flag football (uma versão de futebol americano, mas com menos contato), e diz que o faz para manter sua recuperar sua condição física anterior. “Felizmente eu me sinto bem agora. Esta semana comecei a treinar de novo […], mas o processo de recuperação leva muito tempo”, disse.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência